Eleições 2022
Veja os preparativos para o debate presidencial neste domingo
Lula e Bolsonaro ficarão frente a frente por duas horas
O debate da TV Bandeirantes, neste domingo (16), envolve uma espécie de preparação com coach e até simulação de xingamento.
Marcado para as 20h, a previsão é que o debate entre os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ocorra no período de duas horas.
Informações publicadas pelo blog Malu Gaspar, de O GLOBO, afirmam que o influenciador digital Pablo Marçal, que é autodenominado coach, vem dando dicas para que Bolsonaro melhore a oratória e o posicionamento diante das câmeras.
Leia+: Willian Bonner perde a paciência em debate: 'Não consigo entender'
Leia+: Ataques entre candidatos marcam último debate presidencial
A equipe de Lula, no entanto, diz que espera ataques do adversário, com informações falsas e ofensas pessoais. Por isso, o reforço em manter o petista calmo, mas sem deixar de responder Bolsonaro de forma contundente.
Essa é a primeira vez que os políticos ficarão frente a frente em um debate.
Segundo o g1, durante o treinamento de Lula, ao longo deste final de semana, um dos integrantes da campanha "tem representado o papel de Bolsonaro, reproduzindo os xingamentos" que, segundo o QG de Lula, devem vir do presidente.
No último debate da TV Globo, por exemplo, o entendimento interno é que Lula foi bem nos embates com Ciro Gomes e Bolsonaro, mas errou ao bater boca e cair nas provocações de Padre Kelmon, ainda no primeiro turno.
Agenda deste sábado
Candidato à reeleição pelo PL, o presidente Jair Bolsonaro fez comício em Teresina (PI) na manhã deste sábado (15).
Ele falou a apoiadores em um centro de convenções da capital piauiense, exaltou medidas do seu governo e lembrou a nova composição do parlamento.
Segundo Bolsonaro, o Congresso Nacional formado nas eleições de 2 de outubro beneficiará pautas da direita e irá ajudá-lo a aprovar projetos.
“Com o novo parlamento, Câmara e Senado, um pessoal mais à direita, nós vamos aprovar o que interessa para o nosso povo brasileiro de forma mais rápida. Vamos aprovar a redução da maioridade penal”. Bolsonaro afirmou que o futuro de jovens de 16 e 17 anos “que gostam de roubar celular e matar será apodrecer na cadeia”.
Legislativo
O primeiro turno das eleições foi marcado por uma votação expressiva de deputados e senadores do partido de Bolsonaro.
Dos 513 assentos de deputados, a sigla terá 99, tornando-se a maior bancada. Assim como na Câmara, o PL foi o maior vitorioso entre os candidatos ao Senado. Dos 27 senadores eleitos, o PL elegeu oito, o dobro dos eleitos pelo PT, de Luiz Inácio Lula da Silva, que emplacou quatro.
Bolsonaro também lembrou de alguns gestos do seu governo, como o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600 e a redução do preço da gasolina.
Ambas as medidas foram implementadas pelo governo nos últimos meses. Bolsonaro estava acompanhado do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, tradicional político piauiense e senador licenciado do cargo.
Voto
O atual presidente também pediu aos apoiadores para que convençam parentes e amigos a votar nele e pediu para que todos fossem votar.
“Não fiquem em casa. O ‘fique em casa’ não leva a lugar nenhum”, disse, em alusão ao movimento de isolamento social praticado no auge da pandemia de Covid-19 e criticado pelo presidente.
Depois de passar pelo Piauí, Bolsonaro fez campanha em Fortaleza e em seguida cumprirá agenda de campanha na capital, São Luís, no início da noite. Ao final, seguirá para São Paulo.
Lula
Candidato do PT à Presidência da República, Lula não teve agenda pública neste sábado. Ele participou de gravação do programa eleitoral e fez reuniões com a coordenação de campanha em São Paulo.
Com Agência Brasil
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!