Logo Enfoco


    Política

    'Sei onde está a banda podre' alerta Tuninho Fares em Niterói

    Publicado 04/11/2020 às 17:00 | Autor: Ezequiel Manhães
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Funcionário público há 57 anos, Tuninho diz conhecer a prefeitura "com a palma da mão". Foto: Pedro Conforte

    Por Ezequiel Manhães


    Filiado a legenda de pouco capital para investimento em campanha eleitoral, o funcionário público Tuninho Fares (DC) não possui trajetória política e quer ser eleito para, segundo ele, 'fazer a melhor saúde do Brasil em Niterói'. Por ser empregado do conjunto da máquina pública há 57 anos, explica que conhece a prefeitura 'com a palma da mão' e declara saber onde está 'a banda podre e a banda boa'.

    Ao se lançar candidato, Tuninho diz que pretende implantar um complexo hospitalar para tratamento de especialidades diversas, incluindo um hospital do idoso, creches voltadas à terceira idade e construção de consultórios médicos e dentários nas escolas municipais para atendimento de crianças e consequente promoção de saúde preventiva voltadas aos pequenos.

    Dialogar com os governos estadual e federal para construção da linha 3 do metrô, além da construção de dois terminais (Niterói/Manilha) e (Santa Bárbara/Caramujo), também são metas do democrata que pretende transformar Niterói em uma cidade amiga do idoso. 

    • Por que os niteroienses devem votar em Tuninho Fares para ser prefeito pelos próximos quatro anos?

    Eu estou querendo levar uma nova mensagem política para Niterói. Alguns amigos meus, servidores públicos, e outros também, me incentivaram a participar dessas eleições porque a gente nunca tem oportunidade de falar o que a gente realmente quer para Niterói: tirar a cidade da mesmice. Niterói não avança em áreas principais como Educação, Saúde, Mobilidade e Turismo. Nosso governo vai ser voltado para o social e carece dessas políticas públicas. 

    • O que considera como principal problema na gestão municipal de Niterói?

    A Educação e também a Saúde, que será nosso carro chefe; e o descaso que o governo atual tem com o social. A gente lamenta muito e vê que o governo não fez investimentos para pessoas com deficiência física, crianças autistas, com síndrome de down, os deficientes mentais e idosos. Acho que o governo procurou mais obras faraônicas. Não foram realmente capazes de desenvolver trabalhos que melhorem a vida da população. Vamos fazer um sistema habitacional e pegar pessoas que não têm moradia e dar realmente moradia para elas.

    • Qual a análise que o senhor faz de seus principais adversários?

    Cada um tem a sua potencialidade. Cada um vai fazer o seu programa de trabalho e espero que aquele que ganhar, faça de Niterói uma cidade inovadora. Que ela saia desse marasmo, dessa mesmice. Niterói tem que evoluir principalmente nas áreas sociais. Eu, logicamente, combato muito o candidato do governo, porque eu não acredito que ele venha fazer um governo diferente do que foi feito até hoje. Acho que esse candidato para mim não vai representar nada. O atual governo eu não acredito em nada. Não inovou em nada, mergulhado em denúncias, então não acredito nesse candidato.

    • Caso esteja no segundo turno, há possibilidade de estabelecer alianças com adversários?

    Acredito que aconteça segundo turno em Niterói e logicamente na política não pode se descartar nada. Caso a gente vá, vamos procurar aqueles candidatos que tenham mais afinidade com o nosso programa de governo. 

    • Como transformar Niterói em uma Cidade Amiga do Idoso, da forma que o senhor propõe ? O que pretende inovar na área de Mobilidade?

    Eu vou tentar fazer e brigar pelo projeto do metrô e sistema de monotrilho. Mas caso a gente não consiga realizar isso, porque vamos precisar de parcerias com estado e governo federal, vamos fazer esses terminais em determinados locais e implantar o VLT, que acho que vai diminuir o fluxo de ônibus que vêm de outros municípios. A mobilidade não se restringe somente ao veículo, porque para mim mobilidade e acessibilidade andam juntos. Você vê as calçadas em Niterói, são uma vergonha. O deficiente físico tem dificuldade muito grande, os idosos, cadeirantes, deficientes visuais, e vamos fazer trabalho para evitar isso com sinalização, acessibilidade.

    • Tuninho Fares se preocupa com a Cultura?

    Vamos fazer muitas atividades na Cultura. Inclusive, há uma ideia de criar até um museu para contar a história da cidade, do estado e do Brasil, reforçando a memória nacional. Vamos fazer com que o artista de Niterói tenha mais oportunidade. Hoje o artista da cidade não é lembrado. Em festa de réveillon contratam artistas renomados do Rio ou de qualquer outra parte do país.

    • O senhor quer implantar escola municipal de línguas em Niterói e também incluir o ensino de libras nas unidades. Fale mais sobre as propostas voltadas à Educação?

    Vamos colocar a escola bilíngue, libras, e também escolas profissionalizantes, porque nem toda criança tem aquela aptidão de se formar num curso superior. Muita das vezes ela quer ser um mecânico, eletricista ou qualquer outra profissão. Então, é preciso ter escola profissionalizante, aproveitar o know how do Senai e Senac e vamos implementar essas profissões nas escolas através de parcerias. Tem muitas empresas que precisam dessas mãos de obra.

    Quem é Tuninho Fares?

    Tuninho Fares, de 72 anos, é casado, pai de cinco filhos, avô de dez netos e dois bisnetos. Foto: Pedro Conforte

    O funcionário público Tuninho Fares, de 72 anos, é casado, pai de cinco filhos, avô de dez netos e dois bisnetos. Estudante de Administração, o niteroiense mora na Ponta D'Areia e tenta concorrer pela terceira vez a um cargo eletivo, após uma temporada de mais de três décadas, sendo a primeira delas para o Executivo municipal.

    Filiado ao partido Democracia Cristã (DC), o candidato à Prefeitura de Niterói já tentou por duas vezes ser vereador da cidade, em meados dos anos 90, sendo a primeira pelo Partido Social Liberal (PSL) e a segunda pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), hoje MDB.

    A convenção da sigla foi realizada no dia 8 de setembro. Na ocasião, a doutora Nubia Mattos, do mesmo partido, foi nomeada como vice de chapa.

    Cara a cara

    https://youtu.be/QOie0Xu0NkA
    Confira as perguntas dos leitores feitas pelo jornalista Flávio Oliveira

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Facebook mostra aos usuários aviso sobre as Eleições 2020

    Próximo artigo
    >

    Preso homem apontado como estuprador de menina de 10 anos em Maricá

    Relacionados em Política