Política
São Gonçalo aposta em novos nomes na Câmara
A população de São Gonçalo escolheu renovar a Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024. A nova composição das bancadas terá mais de 50% de mudanças. Das atuais 27 cadeiras, 14 serão compostas por novos parlamentares a partir do dia 1º de janeiro de 2021.
De acordo com o professor associado do Departamento de Ciência Política da UFF, Marcus Ianoni, a renovação da Câmara tem a ver com a intensificação da disputa política, com a insatisfação dos eleitores com políticos e partidos e com a entrada de novos candidatos, devido ao anseio de renovação.
"Desde 2015, ingressamos numa onda conservadora na política brasileira e uma das suas características é a emergência do voto evangélico em candidatos conservadores e autoritários. O crescimento de algumas igrejas, como a Universal, e sua ação na política eleitoral opera como uma importante alavanca política, em várias localidades, para eleger vereadores e prefeitos".
Professor Marcus Ianoni
A explicação do professor leva ao nome do pastor da Igreja Universal Claudinei Siqueira (Republicanos), eleito com a maior quantidade de votos na cidade - mais de 6,4 mil. Natural de Nilópolis, na Baixada Fluminense, Claudinei Peçanha Siqueira é casado e tem 52 anos.
Por outro lado, o professor ressalta que São Gonçalo fica na Grande Rio e a esquerda tem um eleitorado próprio, devido ao seu trabalho nos movimentos sociais, nas áreas carentes e nos setores médios, estudantil e intelectual.
"O PSOL vem crescendo. Mas partidos de centro-esquerda, como o PT, PSB e PDT também podem atrair o voto desse eleitorado mais progressista, não conservador".
Professor Marcus Ianoni
A afirmação leva ao segundo mais votado, com quase 5 mil votos, o Professor Josemar (Psol), de 45 anos, eleito após tentar, sem sucesso, o cargo de prefeito nas eleições municipais de 2016. Josemar será, pela primeira vez, vereador da cidade.
Outra novidade, também prevista pelo professor, para a próxima legislatura será a petista Priscilla Canedo, a 12ª mais bem votada no município e única mulher entre os 27 vereadores eleitos. Ela recebeu, no pleito do último domingo (15), mais de 2,6 mil votos.
Parentes
A Câmara de Vereadores também terá parentes de candidatos que disputaram a prefeitura esse ano. Pedro Pericar (PSL), filho de Ricardo Pericar (PSL), candidato derrotado a prefeito, foi eleito vereador com 2.448 votos na cidade.
O primo do atual prefeito José Luiz Nanci, Tião Nanci (PV) também vai assumir uma cadeira no Legislativo em 2021.
Nelsinho (Avante), que é filho de Capitão Nelson, atual candidato disputando o segundo turno das eleições no município, também foi eleito com 3.140 votos.
Confira a lista de todos os candidatos eleitos em São Gonçalo aqui.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!