Política
Rodrigo Neves lidera pesquisa para governador do Rio
Rodrigo Neves (PDT) aparece liderando as intenções de voto para o Governo do Estado, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11), realizada pelo Instituto Gerp, em Niterói. Entre os eleitores pesquisados, o ex-prefeito da cidade lidera a corrida eleitoral com 66% dos votos válidos.
Em segundo lugar, aparece o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), com 20% dos votos. Na terceira posição está o atual governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), com 11%. O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, ainda sem partido, aparece com 2%. O deputado federal Paulo Gamine (Novo) tem 1% dos votos válidos entre os eleitores de Niterói.
Em um cenário que inclui entre os candidatos o vice-presidente da república, Hamilton Mourão (PRTB), o ex-prefeito repete a performance de vitória em primeiro turno, com 58% dos votos válidos em seu principal reduto eleitoral. Mourão aparece em segundo com 19%; Marcelo Freixo em terceiro, com 16%; Claudio Castro com 6%; e Felipe Santa Cruz com 1% dos votos válidos. Neste cenário Paulo Gamine não pontuou.
Rejeição
A rejeição dos pré-candidatos também foi alvo da pesquisa. Neste cenário, o vice-presidente Hamilton Mourão aparece entre os mais rejeitados com 27% de eleitores que não votariam de jeito nenhum em Mourão. O segundo mais rejeitado é Marcelo Freixo com 24%, seguido por Claudio Castro, com 17%, Felipe Santa Cruz (15%), Paulo Gamine (13). Rodrigo Neves aparece como o menos rejeitado com 13%.
Além disso, o ex-prefeito de Niterói aparece como o mais conhecido entre os entrevistados no munícipio com 95% de respostas positivas. Marcelo Freixo é o segundo mais conhecido com 80%, seguido por Claudio Castro (61%) e Felipe Santa Cruz (37%).
O Instituto Gerp ouviu 800 pessoas entre os dias 26 de outubro e 5 de novembro. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais.
Axel Grael aprovado
O prefeito de Niterói Axel Grael (PDT) tem conquistado avaliação positiva neste primeiro ano de governo à frente da prefeitura. Isso porque de acordo com o levantamento feito pelo Insituto Gerp, 72% dos esntrevistados aprovam a gestão de Grael. Na pesquisa realizada, 23% desaprovam a atual administração e 5% não quiseram ou não souberam responder.
Dentro dos 72% de aprovação, 36% dos entrevistados revelou que o prefeito está realizando bom trabalho. Outros 29% consideram regular a gestão e 16% acreditam que Axel realiza um ótimo trabalho.
Apenas 8% responderam que o trabalho de Axel é ruim e outros 8% relataram ser péssima a administração municipal. Apenas 3% não souberam responder.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!