Logo Enfoco


    Política

    Renatinho do PSOL eternizado pelos direitos humanos em Niterói

    Publicado 04/05/2021 às 12:11 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Renatinho do PSOL eternizado pelos direitos humanos em Niterói
    Renatinho ficou conhecido pelas causas voltadas aos Direitos Humanos na cidade. Foto: Redes Sociais

    O ex-vereador de Niterói, Renatinho do PSOL, que morreu por complicações da Covid-19 em março deste ano, será eternizado pela trajetória política e social em Niterói. Isso porque o parlamentar ganhou um dia especial no calendário municipal. A partir desta terça-feira (4), fica determinado que todo o dia 15 de julho, data do aniversário do homenageado, ficará lembrado como 'Dia Municipal de Luta pelos Direitos Humanos - Vereador Renatinho do PSOL'.

    O projeto é de autoria do vereador Paulo Eduardo Gomes e tem como coautores os vereadores Benny Briolly e Professor Tulio.

    "Renatinho presidiu a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal por 10 anos, e esteve à frente de diversas lutas, sempre ao lado dos movimentos sociais, combatendo injustiças contra os trabalhadores, comunidades tradicionais, meio ambiente e animais. Marcar o 15 de julho, dia de seu aniversário, como Dia Municipal de Luta pelos Direitos Humanos Renatinho do PSOL, é celebrar sua memória e sua contribuição à sociedade niteroiense, na construção de uma cidade de direitos", disse Paulo Eduardo Gomes.

    Renatinho tornou-se vereador por cinco mandados, sendo o primeiro eleito pelo PSOL Niterói. Além disso, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos durante 10 anos.

    'Esquina do Renatinho do PSOL'

    esquina do renatinho em niterói
    A tradicional esquina onde o parlamentar ficava agora conta com uma placa em homenagem ao ex-vereador. Foto: Ascom Niterói

    Além do dia especial no calendário, o ex-vereador também receberá outra homenagem na cidade. As esquinas das ruas General Pereira da Silva e Gavião Peixoto, em Icaraí, passarão a se chamar 'Esquina do Renatinho do PSOL'.

    De acordo com a publicação no Diário Oficial desta terça-feira (4), está autorizada a colocação de placa, estátua ou busto em homenagem ao ex-vereador, acompanhados ainda de informações referentes ao trabalho dele.

    Trabalhador ambulante e com deficiência, Renatinho vendia panos de prato na esquina e usava a calçada como espaço para dialogar com a população e prestar contas do mandato.

    O projeto também é de autoria do vereador Paulo Eduardo Gomes.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Povo se levanta contra governo colombiano em onda de caos e mortes

    Próximo artigo
    >

    Mais de mil vagas são oferecidas em feira virtual de emprego no Rio

    Relacionados em Política