Troca de comando
Professor Lincoln Santos assume secretaria de Educação de Niterói
Vinícius Wu deixou o cargo
Após a saída de Vinícius Wu, o historiador e pedagogo Lincoln Santos assumiu, nesta terça-feira (22), a Secretaria de Educação de Niterói. Lincoln ocupava o cargo de diretor da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF).
Essa não será a primeira vez que Lincoln atuará na educação de Niterói. Entre março de 2003 e dezembro de 2004, ele foi membro do Conselho Municipal de Educação da cidade. Entre julho de 2003 e dezembro de 2004, foi coordenador-geral do Programa Bolsa Escola de Niterói. Entre abril de 2003 e dezembro do ano seguinte, ocupou a função de superintendente de Desenvolvimento de Ensino.
Em 1994 foi nomeado secretário municipal de Educação e Cultura da cidade de Nilópolis-RJ. Lincoln também atuou na Educação de Duque de Caxias.
“Estive aqui entre 2003 e 2004, em uma experiência que talvez tenha sido a melhor que tive como gestor público. E estou feliz por voltar para trabalhar pela escola pública, que é a máquina da democracia, que se apresenta e dialoga com a sociedade civil, tendo sempre como foco os ensinamentos de dois grandes educadores: Darcy Ribeiro, um educador importantíssimo, e por Maria Felisberta Trindade, com quem tive a honra de trabalhar e aprender muito”, destacou.
O prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), se reuniu com Lincoln nesta terça-feira (22) e deu boas-vindas ao novo secretário.
“O professor Lincoln tem uma carreira acadêmica importante e também experiência na gestão pública, já tendo sido secretário de Educação em Nilópolis e atuado também em Niterói. É uma pessoa experiente que vai nos ajudar a seguir avançando para que Niterói seja cada vez mais uma referência em Educação, para que possamos oferecer um ensino cada vez melhor para os alunos da nossa cidade”, disse.
Saída de Vinícius Wu
Vinícius Wu deixou o cargo na Secretaria Municipal de Educação para apoiar a candidatura de Marcelo Freixo (PSB) ao governo estadual do Rio de Janeiro. O político compartilhou a decisão em suas redes sociais na noite da última segunda.
Ele assumiu o cargo na gestão do prefeito Axel Grael (PDT), em janeiro de 2021. Na ocasião, ele prometeu que sua gestão seria "marcada pelo diálogo e pelo compromisso com a escola pública e o direito à educação" e também não deixou de ressaltar que é um ''filho da escola pública''.
Vinícius é historiador formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio. Sobre sua decisão, ele explicou que em 2022, nada é mais importante do que derrotar o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Atuei nos últimos anos em defesa da construção de uma frente de esquerda, capaz de atrair o centro e conquistar a maioria da sociedade
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!