Eleições 2022
Oficial: PSB confirma Geraldo Alckmin como vice de Lula
Os dois chegaram a ser rivais políticos em 2006
Em um evento que ocorreu nesta sexta-feira (8), em São Paulo, o Partido Socialista Brasileiro oficializou Geraldo Alckmin como candidato a vice-presidente de Lula (PT), para as eleições deste ano.
Os dois chegaram a ser rivais políticos em 2006, mas o ex-ministro Fernando Haddad (PT) e o ex-governador Marcio França (PSB), foram os responsáveis por articular uma chapa entre o petista e o ex-tucano. Alckmin chegou a elaborar sua candidatura para governador nas eleições, mas acabou aceitando a oferta dos petistas para disputar a vice-presidência.
A reunião também foi para que os partidos do PT e PSB deem continuidade as discussões das chapas estaduais. As discordâncias mais urgentes ocorrem no estado de São Paulo, onde ambos os partidos estão tentando eleger candidaturas.
O lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Lula foi confirmado para o dia 30 de abril, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo.
Rivalidade
A dupla chegou a dividir eleitores em 2006, quando Alckmin, na época filiado ao PSDB, enfrentou o Petista no segundo turno, mas Lula foi eleito, tendo seu segundo mandato como presidente da república.
O ex-tucano deixou o partido após o atual governador de São Paulo, João Dória, ser o escolhido do PSDB para concorrer a disputa eleitoral da Presidência da República. Os dois tinham grupos rivais dentro do partido.
Em março deste ano, Alckmin se filiou ao PSB, uma das legendas de aliados de Lula, e virá concorrendo o cargo da presidência em parceria com o petista.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!