Política
'Niterói como inspiração' - Cúpula do PDT reunida na cidade mira em 2022
Publicada às 20h34. Atualizada às 22h09.
O pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes e o presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT) Carlos Lupi, participaram, na noite desta segunda-feira (12), de uma solenidade na Câmara Municipal de Niterói. O encontro também contou com as presenças do ex-prefeito Rodrigo Neves e do atual prefeito da cidade, Axel Grael.
É que o postulante à presidência, Ciro Gomes, foi homenageado com a medalha José Clemente Pereira e Lupi, com o título de cidadão niteroiense. A iniciativa foi do vereador Binho Guimarães (PDT), também presidente da Comissão de Educação, e aproveitou para reforçar o nome de Rodrigo Neves à disputa pelo Governo do Estado.
“Rodrigo tem um projeto que afirma a educação. Ele quer recuperar todos os CIEPs fechados no estado. A educação, muito pressionada pela pandemia, precisa se reinventar. Iniciar um projeto que afirma a importância da educação é um sinal de virtuoso e vitorioso. Precisamos urgentemente redesenhar o modelo educacional que existe no nosso país”
A Sessão Solene começou pouco antes das 20h. Apesar da pandemia, pelo menos 200 pessoas, entre secretários municipais e líderes do PDT, participaram do encontro.
Para Axel Grael, o lançamento de Neves ao Palácio Guanabara e de Ciro à presidência do Brasil representa esperança.
“Um momento em que a gente se enche de esperança olhando o cenário que temos hoje, onde vemos o país no meio de uma crise política, econômica, sanitária e de credibilidade interna e externa. Estamos à frente de dois nomes que trazem esperança e são conhecidos da população pela capacidade de agregar pessoas, de gerir e poder tirar o nosso país e estado da situação atual. É uma honra recebê-los aqui. Niteroi pode servir de inspiração para o que virá”
Ao passar por Niterói, e receber a medalha José Clemente Pereira, o aspirante ao Palácio do Planalto conta que recebeu medalha de um inquieto lutador.
"Ele era um iluminista, inquieto, libertário", fazendo referência ao povo da cidade.
Ciro também realizou uma análise dos últimos governos no país, até chegar a Bolsonaro.
"Por qualquer ângulo que se possa considerar, o Brasil vive hoje o pior momento de sua história", concluiu.
Neves que agora é coordenador do chamado 'Plano de Reconstrução e Desenvolvimento do Rio' disse que vai criar uma frente para levar saneamento aos quatro cantos do estado.
“Vamos criar uma frente de trabalho para levar saneamento a todas as cidades. Em Niterói, atingimos 100%. Em São Gonçalo cerca de 80% não tem”, exemplifica.
O projeto no qual Neves gere atualmente, discute com a sociedade as principais demandas em torno de todos os setores sociais, buscando melhorias para o estado e a construção de um programa de governo, considerando a pré-candidatura já confirmada.
“Quero ressaltar a lucidez do Binho (vereador) fazer a homenagem ao Lupi e ao Ciro, o presidente mais preparado e qualificado e que tem dimensões dos desafios do futuro do Brasil”, resumiu Rodrigo Neves.
Mais cedo, junto com Ciro e Carlos Lupi e demais companheiros do movimento negro, Neves esteve na Mangueira, Zona Central do Rio, para discutir políticas raciais.
Segundo Carlos Lupi, Niterói faz parte da vida dele. Ao receber o título de cidadão niteroiense, o político citou a canção ‘Alguém me avisou’, de Inove Laura, fazendo referência ao município.
“Niterói faz parte da minha modesta vida. Aprendi nesta terra de Arariboia o pouco que eu sei. 'Alguém me avisou, pra eu pisar nesse chão devagarinho'. Pisei, fiquei e sou cidadão de Niterói”, celebrou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!