Política
Maricá terá autarquia para investir em Ciência e Tecnologia
A Câmara Municipal de Maricá aprovou nesta quarta-feira (11) a criação de uma autarquia municipal voltada para a tecnologia — o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTM), que vai gerenciar um fundo municipal para produção científica. A autarquia deve consumir R$ 2,1 milhões ao ano. Esta foi a última sessão da Casa, que retoma as atividades em 15 de fevereiro.
O projeto sobre a criação da autarquia enfrentou resistência entre a bancada de oposição. O vereador Ricardinho Netuno (Patriota) disse ser contra a proposta do poder executivo, alegando servir como mais um 'cabide de emprego' na cidade.
Durante a sessão foi aprovado também o abono de Natal no valor de R$ 130 para os servidores da Câmara e da Prefeitura. Além de projetos enviados pelo Poder Executivo, sobre o valor do Imposto Sobre Serviço (ISS) sobre as propagandas na cidade.
A sessão foi marcada, ainda, por um embate entre oposição e base do governo sobre a falta de salário dos agentes comunitários de saúde (ACS) e endemia (ACE) na cidade.
Durante fala no plenário, Ricardinho Netuno questionou a falta de pagamento dos agentes. O questionamento foi esclarecido pelo vice-presidente da Câmara de Maricá, Dr. Felipe Auni (PSD), que marcou uma reunião com representantes da Prefeitura.
“A comissão de saúde da Câmara não recebeu a mensagem. Ouvi os agentes na terça-feira (10) e marcamos uma reunião com o secretário de governo, João Maurício, procuradoria e controladoria municipal e representantes da categoria para buscarmos a solução para o problema”, explicou.
Balanço do ano
Durante a última sessão os vereadores também falaram sobre os trabalhos realizados em 2019 e os projetos para o próximo ano. O presidente da Câmara, Aldair de Linda (PT) agradeceu e ressaltou a importância da participação de todos os vereadores na construção da legislatura maricaense.
"Encerro mais um ano legislativo, são 11 anos nesta Casa e três como presidente. Vale ressaltar que tudo nesta casa de leis e decidido em conjunto com os 17 vereadores, todos tem igual participação nas decisões desta casa.Estou como presidente e tenho que elogiar não só está casa, mas a nossa cidade como um todo. Para 2020 a Prefeitura informou que irá ampliar o passaporte universitário e o programa bolsa mumbuca" disse.
O líder do governo, Fabrício Bittencourt (PTB) ressaltou o trabalho realizado pelo Prefeito Fabiano Horta.
"O Prefeito vem trabalhando bastante pela cidade. Maricá está crescendo bastante, um governo que trabalha pelo povo e com o povo. Encerramos mais um ano de muito trabalho", disse.
Ao todo 16 vereadores estiveram presentes na sessão de encerramento. A Câmara Municipal de Maricá retornará as sessões a partir do dia 15 de fevereiro de 2020.
Outro ponto marcante da sessão foi a lembrança do vereador Ismael Breve, morto em agosto deste ano. O vereador Dr. Richard (PT), que ocupa o lugar da suplência, ressaltou que em abril de 2020 deixará o cargo.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!