Saúde
Lula é internado e passa por cirurgia em hospital de São Paulo
Problema de saúde ficou evidenciado durante exames de rotina
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, neste domingo (20) para a retirada de uma lesão na garganta.
Segundo a equipe médica, o procedimento foi bem sucedido e o petista já recebeu alta. Ele foi atendido pelos médicos Roberto Kalil Filho, Rui Imamura e Artur Katz.
O problema ficou evidenciado após exames de rotina realizados no último sábado (12) terem apontado uma inflamação das cordas vocais e leucoplasia na laringe, que são manchas brancas.
Segundo o boletim médico divulgado pela unidade, foram realizados os exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, "que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011". O petista tem o hábito de divulgar seus boletins médicos de rotina desde o aparecimento da doença.
"O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe", aponta o boletim.
Durante a campanha política, a rouquidão presente nos discursos do presidente eleito chamou atenção entre aliados. Na época, Lula chegou a alegar que o problema da voz era devido aos eventos políticos e um refluxo gástrico. Ele estava realizando exercícios com um fonoaudiólogo.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!