Revogou
Lula assina revogação do sigilo de cem anos de Bolsonaro
Após ser empossado, presidente já assina ‘revogaço’
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tomou seu primeiro ato como presidente após a posse. Ele assinou um “revogaço”, liberou o pagamento do Auxílio Brasil e deu posse aos 37 ministros.
O presidente empossado se comprometeu em controlar mais as armas no país e também já iniciou hoje a reestruturação. Além disso, Lula mirou os sigilos impostos por Jair Bolsonaro (PL) e assinou o despacho neste domingo (1º) dando à Controladoria-Geral da União (CGU) 30 dias para reavaliar o sigilo centenário imposto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A informação da derrubada do sigilo de cem anos foi dada pelo ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), mas no entanto não foi revelado quais atos terão o sigilo revogado.
Antes mesmo de eleito, Lula já tinha prometido que caso fosse eleito, ele promoveria um “revogaço” de todos os sigilos centenários impostos pelo ex-presidente.
Bolsonaro manteve em sigilo diversas ações, como um processo disciplinar contra o ex-ministro Eduardo Pazuello e informações sobre visitas ao Palácio do Planalto. O caso de maior repercussão é a restrição do cartão de vacinação do presidente, que tem questionado reiteradamente a gravidade da covid-19.
Os sigilos
2020
- Quando o ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho foi preso no Paraguai, o governo de Bolsonaro ajudou durante sua libertação. As mensagens trocadas entre o irmão do atleta e o Itamaraty foram colocadas em sigilo.
- Os nomes dos servidores que postam no perfil da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) no Twitter, passaram a ficar em sigilo centenário.
2021
- Cartão de vacinação do presidente
- Processo administrativo contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello
- Dados dos crachás de acesso do vereador Carlos e do deputado Eduardo Bolsonaro, filhos do presidente, ao Palácio do Planalto
- Exames de anticorpos de Covid-19 feitos por Jair Bolsonaro
2022
- Encontros de pastores lobistas com o presidente Jair Bolsonaro
Até o momento Lula já assinou as seguintes MPs:
- Organização da Presidência da República e dos ministérios;
- Pagamento de R$ 600 para as famílias mais pobres;
- Prorrogação da desoneração sobre os combustíveis.
- Decreto que muda a política de controle de armas;
- Decreto que restabelece combate ao desmatamento;
- Decreto que restabelece o Fundo Amazônia;
- Revogação de decreto que permitia garimpo em áreas indígenas e de proteção ambiental;
- Decreto que garante inclusão à educação;
- Decreto que muda as regras para inclusão da sociedade na definição de políticas públicas;
- Despacho que determina à CGU reavaliar no prazo de 30 dias as decisões que impuseram Sigilo sobre informações e documentos da administração pública;
- Despacho que determina aos ministros o encaminhamento de propostas que retirem do Processo de privatização empresas como Petrobras, Correios e EBC;
- Despacho que determina à Secretaria-Geral elaboração de proposta de recriação do Programa Pró-catadores;
- Despacho que determina ao Ministério do Meio Ambiente a elaboração de uma proposta Para nova regulamentação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!