Política
Julgamento de Witzel é iniciado no Tribunal de Justiça
Com meia hora de atraso e sem a presença do principal acusado, o julgamento que pode destituir do cargo e tornar o governador Wilson Witzel (PSC) inelegível teve início nesta sexta-feira (30), no Tribunal de Justiça do Rio, no Centro.
Marcado inicialmente para às 9h, os trabalhos foram abertos pelo presidente do Tribunal, o desembargador Henrique Figueira, pouco depois de 9h30 com a leitura da acusação, feita pelo deputado Luiz Paulo (Cidadania).
Existe a possibilidade de Witzel renunciar ao cargo para que evite uma possível cassação, o que não mudaria o curso do processo, mas o governador já negou, nas redes sociais, a hipótese. Ele é acusado de fraudar contratos com organizações sociais da área da saúde em sua gestão e receber propina.
Os membros do colegiado do Tribunal Misto, formado por cinco deputados estaduais e cinco desembargadores, decidiram pela dispensa do relatório do processo pelo deputado Waldeck Carneiro (PT).
O parlamentar entregou na noite desta quinta-feira (29) a papelada de mais de 300 páginas e vai fazer seu voto perante o júri. Witzel pode ser destituído do cargo e perder seus direitos políticos por até cinco anos, prazo que deve ser discutido entre os membros do TEM nesta sexta.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!