Eleições
'Faraó dos Bitcoins' recebeu mais de 30 mil votos mesmo preso
Glaidson Acácio tentou uma vaga como deputado federal
Glaidson Acácio dos Santos, também conhecido como "Faraó dos Bitcoins", recebeu 37.935 votos para a sua candidatura a deputado federal pelo Democracia Cristã (DC) no estado do Rio, nas eleições deste domingo (2), mesmo com a sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ).
O político, que é natural da Região dos Lagos, está preso desde agosto do ano passado. O TRE justificou a inelegibilidade do candidato porque o mesmo responde pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e crime contra o sistema financeiro nacional.
De acordo com as investigações da Polícia Federal, Glaidson criou um esquema de pirâmide financeira com a sua empresa G.A.S Consultoria e prejudicou mais de 120 mil clientes. Mesmo com a quantidade de votos, o candidato não foi eleito para uma cadeira na Câmara Federal.
A prisão do ex-garçom foi decretada em agosto do ano passado pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, com base na suspeita de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de capitais e participação em grupo criminoso.
Na decisão, o juízo apontou indícios de movimentações financeiras atípicas que chegariam a bilhões de reais, valores que estariam sendo remetidos ao exterior – uma possível forma de ocultar o patrimônio investigado.
Também foi considerado o potencial risco de fuga dos investigados e a possibilidade de lesão irreversível aos investidores.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!