Inclusão digital
Estudantes de Niterói poderão ter internet de graça em casa
Projeto de lei foi aprovado na Câmara de Vereadores
Os alunos da rede pública municipal de Niterói, na Região Metropolitana de Niterói, terão acesso gratuito à internet. A Câmara de Vereadores de Niterói aprovou nesta terça-feira (30), o projeto de lei do Passe Livre Digital, que proporcionará acesso gratuito à internet para os estudantes. A medida visa garantir que todos os alunos possam estudar remotamente, mesmo aqueles que enfrentam dificuldades de conectividade em suas residências.
Além de beneficiar diretamente os estudantes, o Passe Livre Digital permitirá que o município de Niterói acesse recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), destacando a importância de uma boa relação entre a administração municipal e o Governo Federal.
A nova legislação, aprovada por unanimidade, prevê a distribuição de pontos de acesso remoto e chips de dados móveis, buscando reduzir a desigualdade digital e oferecer igualdade de oportunidades educacionais. Em um período de crescente dependência das plataformas digitais para o aprendizado, essa medida se torna essencial para a inclusão educacional.
A medida foi fortalecida por uma série de recomendações da Assembleia Cidadã, coordenada pela Prefeitura Municipal de Niterói através do Escritório Geral de Projetos, a Secretaria de Participação Social e a Secretaria de Ciências e Tecnologia, com apoio dos institutos Delibera Brasil e Rede Conhecimento Social. A assembleia contou com a participação de representantes da sociedade civil de Niterói, que sublinharam a necessidade de universalizar o acesso à internet, especialmente nas áreas mais vulneráveis da cidade.
Autoria
De autoria do vereador Anderson Pipico (PT-Niterói), a proposta recebeu amplo apoio dos vereadores. Pipico ressaltou a importância da medida, mencionando as dificuldades enfrentadas pelos estudantes durante a pandemia.
“Muitos estudantes ainda não conseguem estudar de forma remota em suas residências por conta da dificuldade de acesso à internet, e a lei visa reduzir essa carência, proporcionando aos estudantes das escolas públicas municipais a oportunidade de acesso à internet”, explicou o vereador.
Agora, a implementação aguarda a sanção do prefeito Axel Grael, que será o passo final para consolidar essa medida para a educação municipal.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!