Política
Desenvolvimento tecnológico de Maricá é tema de palestra no Rio
O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), José Orlando Dias, foi um dos palestrantes convidados no evento “R2B Resource to Business Italia – Rio de Janeiro”, que aconteceu na última quinta-feira (19), na sede do consulado-geral daquele país, no Rio.
Diante de pelo menos 150 empresários ou representantes de 50 instituições e grandes empresas, José Orlando descreveu as condições que levaram Maricá a ser um elemento chave no mercado de óleo e gás e de desenvolvimento tecnológico regional. Estiveram presentes no evento também o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, e o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.
O encontro foi articulado em duas sessões. A sessão da manhã, aberta a um público de empresários, profissionais do setor e do mundo acadêmico, sendo dedicada às apresentações das atividades desenvolvidas pelos pesquisadores italianos e pelas empresas tecnológicas participantes nas cinco áreas selecionadas e à ilustração das oportunidades de parceria com a Firjan-Senai no setor da pesquisa aplicada.
A participação da Codemar se deu no painel “Informática e Telecomunicações”, onde José Orlando expôs ainda as potencialidades da cidade em projetos em aviação e de tecnologia, como é o caso do Parque Tecnológico.
“A partir de um planejamento estratégico já temos uma série de projetos em atividade, como é o caso do aeroporto municipal, hoje uma referência para as operações offshore do pré-sal da Bacia de Santos”, descreveu José Orlando, mostrando também o projeto do Parque Tecnológico de Maricá.
“Esse parque tem uma grande relevância, e grande importância no cenário de desenvolvimento”, acrescentou, ressaltando que o projeto é totalmente integrado à estrutura administrativa e urbanística da cidade.
Organizado pelo Consulado Geral da Itália no Rio e por um grupo de pesquisadores italianos da PUC-Rio, o “R2B Resource to Business Italia – Rio de Janeiro” foi o primeiro encontro científico-tecnológico destinado a criar uma rede de colaboração entre os pesquisadores italianos no campo científico-tecnológico operando principalmente no estado e a realidade industrial brasileira.
O evento teve como objetivo identificar uma convergência de interesses entre empresas italianas e brasileiras e pesquisadores italianos em temas como Energias Renováveis e Meio Ambiente, Medicina e Tecnologia de Alimentos, Materiais Avançados e Nanotecnologia, Astrofísica e Engenharia Aeroespacial, Informática e Telecomunicações.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!