Martelo batido
Deputado Eduardo Cavaliere será vice na chapa de Paes
Presidente Lula foi informado pessoalmente da decisão
O deputado estadual Eduardo Cavaliere (PSD) será o vice do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), conforme divulgou o jornal "O Globo". A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (1) e põe fim a uma longa disputa interna que teve como principal concorrente o deputado federal Pedro Paulo (PSD), aliado político de longa data de Paes.
Paes fez questão de informar pessoalmente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a escolha, em encontro realizado em Brasília.
A definição de Cavaliere como vice encerra a maior novela do período pré-eleitoral no Rio. Desde o início, Paes sinalizava a intenção de formar uma chapa exclusivamente do PSD, apesar das investidas de partidos aliados como o PT, que almejavam a vaga.
A preferência do prefeito por um aliado de máxima confiança deve-se à sua provável candidatura ao governo do estado em 2026, caso seja reeleito prefeito, deixando assim Cavaliere no comando da cidade.
Pedro Paulo, que era o principal cotado para o posto, viu suas chances reduzidas após o desgaste provocado pela divulgação de um vídeo íntimo gravado em uma ligação de WhatsApp com uma mulher que conheceu em 2020.
Além disso, seu histórico de acusações de violência doméstica, embora arquivadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR), continuava a repercutir negativamente como fato político.
A escolha de Cavaliere também reflete uma tentativa de Paes de contornar resistências dentro do PT, já que Pedro Paulo enfrentava rejeição por seu voto a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!