Logo Enfoco


    Ouvidoria

    Denúncias revelam candidatos ligados ao tráfico e à milícia no Rio

    Dados foram recolhidos desde o dia 1º de junho pelo MP

    Publicado 05/09/2024 às 19:17 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    MP disponibilizou canal de Ouvidoria exclusivo para as eleições municipais deste ano
    MP disponibilizou canal de Ouvidoria exclusivo para as eleições municipais deste ano |  Foto: Divulgação / MP

    O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) informou, nesta quinta-feira (5), que já recebeu 77 comunicações referentes ao período eleitoral, sendo 39 denúncias relativas ao tráfico de drogas, 36 ligadas ao envolvimento da milícia no pleito e duas relacionadas ao crime organizado.

    Segundo o MP, os dados foram recolhidos a partir do dia 1º de junho deste ano quando disponibilizou um canal de Ouvidoria exclusivo para as eleições municipais de 2024.

    O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, ressalta que a instituição está empenhada em afastar das urnas candidaturas que tenham relação com organizações criminosas. Para tanto, lembra que a colaboração da população é fundamental.

    "Nossa prioridade nessa eleição será o combate ao crime organizado e sua influência no processo eleitoral. O cidadão deve procurar o Ministério Público com todas as informações disponíveis. Se preferir o anonimato, importante que venha com fundamento em provas, que podem ser fotos, documentos, etc. Sem a ajuda do cidadão não conseguiremos enfrentar a criminalidade organizada e seus nefastos efeitos em nosso dia a dia", conclama Luciano Mattos.

    Além do canal eletrônico e por telefone para receber denúncias, a Ouvidoria do MPRJ também tem se deslocado até centros movimentados para facilitar o contato com a população. Na terça-feira (3), o MPRJ montou tendas e posicionou um ônibus no Largo da Carioca, no Centro do Rio

    "Explicamos os principais ilícitos eleitorais e damos ao cidadão a oportunidade de fazer suas comunicações, contribuindo com a fiscalização por parte do Ministério Público. A população teve a oportunidade de denunciar questões ligadas ao abuso do poder econômico, à propaganda irregular, à boca de urna, entre outras irregularidades", disse o ouvidor do MPRJ, Augusto Vianna.

    A propaganda eleitoral teve início em 16 de agosto e segue até o sábado, 5 de outubro, véspera do primeiro turno, no domingo, 6. O segundo turno, se houver, acontecerá no domingo, 27 de outubro. Para garantir um processo eleitoral íntegro e transparente no estado do Rio de Janeiro, o #MPRJ atua em apoio às 165 Promotorias Eleitorais em todas as etapas das eleições.

    Como fazer as denúncias 

    Para acessar informações sobre a atuação institucional, o cidadão pode acessar o portal oficial do MPRJ (www.mprj.mp.br), localizar a página da Ouvidoria e, em seguida, o painel Eleições 2024. Para fazer a comunicação, basta clicar em “Demandas Relacionadas a eleições 2024".

    Nas comunicações, os cidadãos poderão denunciar casos de irregularidades na propaganda, além de outras práticas proibidas pela legislação eleitoral, como compra de votos, abuso de poder político e econômico, uso da máquina pública para fins eleitorais, uso indevido dos meios de comunicação social e outras.

    O Centro de Apoio Operacional das Promotorias Eleitorais (CAO Eleitoral/MPRJ) também mantém com a Ouvidoria/MPRJ, desde o último final de semana, um plantão exclusivo para o recebimento de notícias de fato relacionadas às eleições, todos os sábados e domingos, das 9 às 17h.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Criminoso que torturou e roubou adolescente é preso na Baixada

    Próximo artigo
    >

    Carol Santiago conquista sua décima medalha na Paralimpíada

    Relacionados em Política