Logo Enfoco


    Política

    Conselho Tutelar: Eleições de Maricá acontecem em outubro

    Publicado 26/09/2019 às 9:19 | Autor: Deborah Manhanini
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Membros do CMDCA participam do processo de votação dos Conselheiros TutelaresFoto: Alex Oliveira

    A cidade de Maricá realizará, no próximo dia 6 de outubro, eleições para escolha de Conselheiros Tutelares. A cidade possui 26 candidatos, que concorrerão a 20 vagas.

    Todos os municípios do Brasil realizarão o processo com os mesmos procedimentos, ampliando a forma democrática e transparente da eleição.

    Em Maricá as vagas serão divididas por distritos. Ao todo serão 10 vagas para a unidade do distrito Centro (CT 1) e outras 10 para a unidade de Itaipuaçu (CT 2), sendo cinco titulares e cinco suplentes em cada conselho.

    O Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Maricá, Alan Christi, ressaltou a importância da votação.

    "O processo de votação para Conselheiros Tutelares apresenta um grande avanço para o fortalecimento desse orgão, que é essencial ao sistema de garantia de Direitos e fica encarregado pela sociedade de zelar pela defesa dos direitos da criança e do adolescente. Peço que a população procure o Conselho Tutelar e o CMDCA para conhecer os candidatos e fazer suas escolhas" disse.

    O Conselho Tutelar é um órgão permanente, possui autonomia funcional, ou seja, não é subordinado a qualquer outro órgão estatal e conta com apoio administrativo da Secretaria de Assistência Social de Maricá.

    A vice-presidente do CMDCA, Sylvia Cantuária, ressaltou a importância da população na eleição para escolha dos Conselheiros Tutelares.

    "Os conselhos tutelares são divididos por distritos. Esse ano ampliamos nossos pontos de votação: na anterior foram 12, nessa serão 19 pontos, visando facilitar a votação para o eleitor. Pedimos a participação de todos nesse processo de votação, que é de extrema importância. Nossas crianças e adolescentes são nosso futuro", disse.

    O órgão é a porta de entrada do sistema da garantia de Direitos da Criança e Adolescente e atua na fiscalização, aperfeiçoamento e ampliação dos direitos dos jovens em risco e em situações de violência ou negligência. Os conselheiros acompanham e decidem em conjunto sobre qual medida de proteção poderá ser aplicada para cada caso.

    Para votar basta estarem dia com a Justiça Eleitoral. Os novos conselheiros cumprirão o mandato por quatro anos. A votação acontecerá de 9h às 17h, em diferentes bairros do município.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    GM de Maricá pode ganhar ação com cães e grupamento ciclístico

    Próximo artigo
    >

    Maricá deve realizar dois concursos ainda este ano

    Relacionados em Política