Política
Comissão de Saúde da Câmara cobra ações de combate ao glaucoma em Niterói
No Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, lembrado nesta quarta-feira (26), a presidência da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Niterói, enviou ofício à Secretaria Municipal de Saúde cobrando informações acerca dos atendimentos de casos de glaucoma na cidade.
O pedido do vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), presidente do comitê, requer informações sobre o número de pacientes na fila de atendimentos para diagnóstico e tratamento de glaucoma na rede municipal de saúde.
Segundo o parlamentar, durante a pandemia, especialmente com interrupção das cirurgias eletivas realizadas pelas unidades públicas e conveniadas, houve um crescimento significativo no número de pessoas dependendo destes procedimentos com urgência.
É apontado no ofício a falta de divulgação de dados específicos nos relatórios da saúde municipal.
Uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma é uma perigosa doença ocular, que não apresenta manifestações de sintomas no início, levando muitos pacientes ao diagnóstico tardio. Podendo levar anos até que o paciente note que teve uma baixa na visão, a doença traz danos irreparáveis.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!