Política
Carlos Lupi quer Rodrigo Neves governador do Rio
O prefeito de Rodrigo Neves (PDT) pode se tornar candidato a governador em 2022, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), pelo menos esse é o desejo do presidente nacional da legenda, Carlos Lupi. O dirigente esteve no diretório de Niterói nesta quarta-feira (29) para a plenária de filiação de Axel Grael, que deixou o Partido Verde (PV) após três décadas para concorrer a prefeito pelo PDT.
"Rodrigo vai nos ajudar na reestruturação do partido a partir de 2021. Se depender de mim, ele vai ser nosso candidato a governador. Mas tudo tem seu tempo, não pode anunciar isso agora, tem que costurar esse processo. Ele é muito competente, vamos querer ele ajudando no comando do partido no estado", afirmou Lupi.
Neves está encerrando um ciclo de dois mandatos na Prefeitura de Niterói com superávit fiscal e uma lista de obras de infraestrutura para apresentar. Presidindo o diretório do partido na cidade, ele deve conceder os resultados da gestão aos seus pré-candidatos: o secretário municipal de Planejamento Axel Grael e o deputado estadual Paulo Bagueira (Solidariedade).
Durante a plenária, que reuniu cerca de 400 apoiadores no diretório, um grupo chegou a expressar apoio a Neves ao governo do estado. O prefeito, no entanto, nega que essa seja a intenção.
"Isso não está no meu horizonte. Eu quero a partir de janeiro fazer meu doutorado, dar aula e fazer o que não foi possível nos últimos anos, em função de estar de domingo a domingo na rua, que é conviver com meus filhos, minha neta e minha esposa Fernanda", afirmou Neves.
São Gonçalo
Carlos Lupi quer fortalecer a presença do partido nos municípios para garantir apoio ao presidente Ciro Gomes nas eleições gerais. Apesar da tentativa do Democratas de lançar Eduardo Paes e Martha Rocha na mesma chapa, Lupi descarta a possibilidade no primeiro turno.
"Hoje temos cerca de 37 candidatos a prefeito. Nossa meta é ter mais de 50. Na Capital, estamos lançando a delegada e deputada estadual Martha Rocha. Nossa intenção é ampliar o número de prefeituras em 2020 e criar uma plataforma para eleger Ciro em 2022", afirmou Lupi.
Na Região Metropolitana, o partido deve disputar Niterói com Axel/Bagueira e em São Gonçalo, Marlos Costa com vice-candidato dos partidos da coligação.
"Ainda estamos discutindo. Nossa intenção é ampliar, precisamos de mais partidos apoiando. Vamos discutir a composição final lá na frente. Por enquanto temos a candidatura do Marlos, os outros depois nós vamos somar e ver o melhor nome para ocupar essa chapa", completou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!