Política
Candidatos de Niterói cobram presença de Axel em debates
A ausência do candidato de situação Axel Grael (PDT) norteou o debate, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil de Niterói, entre os prefeitáveis na noite desta quinta-feira (5), faltando dez dias para votação pelo primeiro turno das eleições municipais.
O debate morno e sem perguntas entre os oponentes acabou protagonizado pelos candidatos Felipe Peixoto (PSD) e Flavio Serafini (Psol).
Eles criticaram o que consideraram "ausência constante" de Grael neste e demais encontros organizados por instituições da cidade, onde candidatos apresentaram ideias sobre os respectivos planos de governo para Niterói.
"Lamento a ausência de candidatos que não vieram mais uma vez expor suas ideias. Dialogar é fortalecer a democracia, que está sendo muito maltratada a nível nacional. É importante que a nível local a gente a fortaleça, se mobilize", frisou Serafini, que antes mesmo de chegar ao debate, usou as redes sociais para acusar o candidato do governo de "ventríloquo do prefeito não vai".
Felipe Peixoto também reclamou a ausência do pedetista e disse que a população acaba sendo prejudicada com ausências nos debates.
"Lamentando muito a ausência do candidato Axel. É uma oportunidade para a gente conhecer e saber o que ele pensa sobre a cidade e poder responder as perguntas da população", criticou Felipe Peixoto.
Logo no primeiro bloco, Deuler da Rocha (PSL), Felipe Peixoto (PSD), Flávio Serafini (PSOL), Juliana Benício (Novo), Renata Esteves (PMB), Sérgio Perdigão (PSTU) e Tuninho Fares (DC) tiveram que responder perguntas sobre Mobilidade, Saúde, Educação, Meio-Ambiente e Advocacia. Cada um teve até dois minutos para falar sobre os respectivos temas.
Realizado no auditório da sede da entidade, o debate foi aberto pelo presidente Claudio Vianna e conduzido pelos advogados Ennio Pratolezi de Figueiredo Junior, Cíntia de Faria Asevedo e João Pascoto Neto, inscritos na 16ª Subseção, e supervisionado pelo Corregedor Geral Dr. Fabio Lucas. A mediação foi feita pelo jornalista Jefferson Lemos.
A OAB informa que convidou os nove candidatos à Prefeitura de Niterói. Allan Lyra (PTC) ficou de fora, uma vez que aceitou participar da conversa depois da data prevista pela organização. Ele lamentou a situação e disse que havia avaliado que não seria possível o comparecimento devido à visita da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), em Niterói, que, segundo ele, já estava agendada antes do convite da OAB, mas que acabou sendo adiada.
“A minha equipe prontamente requisitou à OAB Niterói, ainda no dia 1º, a minha participação no debate devido à mudança dos planos previamente estabelecidos. Ocorre que, 3 de novembro de 2020, lamentavelmente, tive o meu pedido negado com a justificativa de que havia passado o prazo para aceitação do convite, embora eu o tenha solicitado com dias de antecedência ao debate”, explicou.
Sobre as críticas feitas com relação a ausência do candidato Axel Grael, a coordenação de campanha do prefeitável ainda não se manifestou.
São Gonçalo
A 8ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SG) e o Sindicato dos Servidores Públicos Efetivos de São Gonçalo (Sindspef-SG) também promoveram, nesta quinta (5), o debate entre os candidatos à prefeitura do município nas eleições 2020, que foi marcada por faltas dos prefeitáveis.
Isso porque dos 9 candidatos na disputa, estavam confirmadas as presenças do Capitão Nelson (Avante), Dayse Oliveira (PSTU), Dimas Gadelha (PT), Isaac Ricalde (PCdoB), Ricardo Pericar (PSL), Roberto Sales (PSD) e Rodrigo Piraciaba (PSB).
No entanto, de última hora, os mediadores anunciaram - ainda durante transmissão ao vivo pela internet - que Roberto Sales, Capitão Nelson, Dimas Gadelha e Ricardo Pericar não iriam mais participar, se somando aos candidatos Dejorge Patrício (Republicanos) e José Luiz Nanci (CDD) que já não iriam comparecer.
O encontro aconteceu com os demais presentes no auditório da sede da OAB, no bairro Zé Garoto, atendendo a todos os protocolos de segurança sanitários devido à pandemia da Covid-19.
Não houve público, e só puderam estar presentes os candidatos participantes - acompanhados apenas de um assessor cada - o cerimonial e a equipe técnica de apoio e de transmissão do evento pela internet, de duração de 1h40 aproximadamente.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!