Disparou!
Bolsonaro critica inquérito da PF sobre golpe: 'Historinha'
Ex-presidente falou da investigação em um evento com apoiadores
O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, chamou de "historinha" o inquérito da Polícia Federal que investiga sua suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado. Durante encontro com apoiadores em Alagoas, neste sábado (23), Bolsonaro voltou a criticar a condução da investigação, que culminou com seu indiciamento na última quinta-feira (21) pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
Não acredito nessa historinha de golpe. Ninguém viu, sequer, um soldado na rua, ninguém sendo preso, nada. Obviamente, o Alexandre de Moraes inventando narrativas, com sua Polícia Federal bastante criativa
O indiciamento ocorreu em meio à conclusão de uma investigação que começou no ano passado e que, recentemente, levou à prisão de quatro militares e um policial federal, acusados de tentar assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes.
Bolsonaro rebateu os desdobramentos da investigação, alegando haver "estardalhaços" e motivação política. "Vai plantar batata! Pelo amor de Deus, deixa de querer perseguir as pessoas por interesse pessoal", declarou.
Contexto e próximos passos
A investigação da PF apurou ações que teriam como objetivo desestabilizar o governo eleito e culminar em uma ruptura institucional. O ex-presidente nega as acusações e sustenta que é alvo de perseguição política e judicial, frequentemente direcionando críticas ao ministro Alexandre de Moraes, relator de inquéritos que envolvem Bolsonaro.
O caso segue agora para análise da Procuradoria-Geral da República (PGR), que decidirá se oferece denúncia contra Bolsonaro e outros investigados. Caso a denúncia seja aceita, o ex-presidente poderá se tornar réu em um processo judicial.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!