Logo Enfoco


    Política

    Axel garante continuidade de obras na Região Oceânica

    Publicado 07/10/2020 às 20:55 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    Os candidatos à prefeitura de Niterói divulgaram suas agendas de campanha nesta quarta-feira (7) com diversos compromissos entre caminhadas pelas ruas da cidade, conversas com a população sobre propostas de governo, interação com eleitores nas redes sociais e reuniões de alinhamento.

    Axel Grael (PDT) iniciou a manhã desta quarta-feira (7) em Camboinhas, na Região Oceânica.Foto: Leonardo Simplício

    Axel Grael (PDT) iniciou a manhã desta quarta-feira (7) em Camboinhas, na Região Oceânica. Também participou de gravações para o programa eleitoral e, no final do dia, caminhou pelo Fonseca, na Zona Norte da cidade. Em Camboinhas, conversou com moradores e tomou café da manhã em uma padaria do bairro. O candidato destacou os investimentos da Prefeitura de Niterói na Região Oceânica e reforçou seu compromisso em dar continuidade às obras de drenagem e pavimentação na região, até que 100% das ruas estejam asfaltadas.

    "Após décadas sem receber investimentos, a Região Oceânica recebeu o olhar da Prefeitura de Niterói. Fizemos uma gestão histórica, com obras de pavimentação executadas em mais de 200 ruas. Essas intervenções deram fim ao histórico de alagamento em bairros como Cafubá, Boa Vista, Fazendinha e Bairro Peixoto. Vamos dar continuidade a esse trabalho na Região Oceânica para trazer mais qualidade de vida aos moradores", prometeu Grael.  

    Danielle Bornia (PSTU) interagiu pela manhã com eleitores nas redes sociais, onde respondeu perguntas e fez exposição de pontos de seu programa para a cidade. À noite participou de plenária virtual do coletivo Reviravolta da Educação, onde defendeu a necessidade de se lutar contra a retomada das aulas presenciais enquanto não houver vacina eficaz contra o novo coronavírus ou enquanto a pandemia persistir. Também expôs a necessidade da comunidade escolar, composta pelos profissionais, alunos e seus pais, passarem a decidir tudo que envolve o funcionamento das unidades escolares.

    “Reabrir as escolas é matar trabalhadores. Somente quando os trabalhadores estiverem, de fato, no controle da sociedade, é que garantiremos uma escola laica, estatal, gratuita e de qualidade para todos; só assim teremos a quarentena plena, com garantia de emprego e renda; só assim teremos a autonomia de que estudantes e profissionais precisam; o fim da ‘escola com mordaça’ e de todo o controle ideológico por parte do Estado; os 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para o desenvolvimento da educação; uma escola pública controlada pelos trabalhadores da educação e a comunidade escolar”, declarou Bornia.

    Deuler da Rocha (PSL) participou durante a tarde de ações de campanha. Também esteve em almoço e reunião com empresários e apoiadores. No centro de Niterói, compareceu à estação das barcas e no terminal rodoviário João Goulart. O prefeitável cumprimentou, conversou com eleitores e reafirmou o compromisso de "reduzir o tempo que o niteroiense perde no deslocamento casa x trabalho", disse Deuler.

    "Nessa ação que fizemos no Centro, observamos que a maioria da população utiliza os meios de transporte de massa e públicos para voltar para casa. Mas também há um grande fluxo de automóveis nas ruas, gerando grandes engarrafamentos. Temos um plano sólido para mudar a mobilidade urbana em Niterói, desenvolvido por especialistas e que vai tirar a cidade deste engarrafamento, não só físico, mas também moral", disse Deuler.

    Flávio Serafini (PSOL) assinou duas cartas-compromissos pela segurança alimentar em Niterói, elaboradas por organizações, coletivos e movimentos sociais. A primeira tem como referência um levantamento realizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em todos os estados do Brasil e que identificou 700 iniciativas de políticas e programas municipais que contribuem para o desenvolvimento da agroecologia e apoiam a agricultura familiar. A segunda foi um pacto pela alimentação saudável em Niterói, fomentada e promovida pela Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. O dia também foi de caminhadas pela cidade para conversar com moradores. Flavio e Josiane estiveram no Largo do Marrão, em Santa Rosa, e no Fonseca.

    "Assinamos estes compromissos porque sabemos da importância da Agroecologia e da Agricultura Urbana para a segurança alimentar, o desenvolvimento social e para o meio ambiente. Como deputado aprovei leis que são marcos sobre estes temas no estado do Rio e na prefeitura poderemos fortalecer essas políticas contribuindo para geração de renda, acesso à alimentação saudável e melhoria na qualidade de vida. É triste que a feira orgânica de Niterói continue paralisada enquanto os bares estão cheios", afirmou Serafini.

    Felipe Peixoto (PSD) reservou esta quarta-feira (7) para a gravação de externas de programas eleitorais e visitas na Região de Pendotiba. Pela manhã, interagiu com eleitores do Sapê e do Badu, em pontos como o Morro da Cocada, e encerrou o dia no Largo da Batalha com o seu vice, o vereador Bruno Lessa (DEM), em reunião com candidato a vereador. A dupla aproveitou a agenda para apresentar propostas de melhorias para a região, como a requalificação de espaços públicos (parques e praças), a criação de equipamentos de lazer e a promoção e investimento em cultura, esporte, lazer e segurança.

    "Tenho um jeito de fazer política com a participação da sociedade civil. E neste governo não será diferente. Nossa ideia é sempre envolver as comunidades e seus moradores nas decisões, elevando o sentimento de pertencimento e a noção de comunidade, em especial, nas regiões mais desassistidas", finaliza Peixoto.

    A candidata Juliana Benício (NOVO) esteve nesta quarta (7) com a equipe de campanha no Fonseca e conversou com moradores. Segundo a candidata, as pessoas falaram do abandono que sentem em relação a cuidados mínimos e também a segurança e ao "trânsito caótico". Juliana conta que já tem projetos para a revitalização do Fonseca, mas diz que "todas as soluções começam desatando o nó no trânsito".

    “Temos estudos para uma via expressa para desafogar a Alameda São Boaventura. O Fonseca é mais uma vítima da falta de planejamento urbano. Fora isso, cuidados muito simples que chamo de zeladoria como iluminação, sinalização, arborização, enfim, investimentos para que o comércio volta ao que era há anos atrás. É um bairro estrategicamente situado, com boa infraestrutura, mas que só é lembrado em época de eleição”, disse.

    Renata Esteves (PMB) esteve no Centro de Niterói visitando os comerciantes e lojistas. A candidata não divulgou detalhes das conversas.

    Já os candidatos Allan Lyra (PTC) e Tuninho Fares (DC) não divulgaram material sobre a agenda do dia.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Prefeitáveis apostam no diálogo com eleitores em São Gonçalo

    Próximo artigo
    >

    Anvisa aprova norma sobre rótulo nutricional em embalagens

    Relacionados em Política