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    Audiência debate retomada do setor naval em Niterói

    Publicado 15/08/2019 às 15:03 | Autor: Eduarda Hillebrandt
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    Setor naval de Niterói enfrenta crise, com estaleiros desativados. Foto: Eduarda Hillebrandt/Arquivo

    A reativação de obras abandonadas da Transpetro e o investimento em infraestrutura para atender embarcações de grande porte estão entre as propostas de metalúrgicos reunidos nesta quinta-feira (15) em uma audiência pública sobre a indústria naval na Câmara Municipal de Niterói.

    O setor enfrenta uma crise desde a suspensão de projetos do setor de gás e petróleo em 2015, ano em que o centenário Estaleiro Mauá paralisou as operações. Desde então, o sindicato busca na Justiça o pagamento de verbas rescisórias a cerca de 3,5 mil trabalhadores demitidos.

    Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói, Luiz Carlos Bittencourt, a retomada do setor é decisiva para reduzir o desemprego entre a categoria.

    "No Estaleiro Mauá atuam hoje 180 trabalhadores, que fazem reparo de embarcações. Porém, reparo naval não gera renda, nem emprego. É preciso investir em embarcações de grande porte, em offshore" afirmou Bittencourt.

    Entidades de classe e parlamentares debateram o setor em audiência pública. Foto: Ibici Silva

    O deputado estadual Flavio Serafini (PSOL), integrante da Frente Parlamentar de Defesa do Setor Naval — reaberta na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) esta semana — os estaleiros precisam ter seu uso diversificado.

    “O Rio de Janeiro tem uma economia profundamente ligada à indústria do petróleo, o que fragiliza o setor, por isso é preciso incentivar diversificação do uso da indústria naval, como para embarcações de médio porte”, propôs o parlamentar.

    "As atividades no setor foram se esvaziando economicamente a partir da escassez de encomendas de embarcações da indústria petrolífera, então a retomada do setor passa pela esfera federal", observou o vereador Paulo Eduardo Gomes, líder da bancada do PSOL na Câmara.

    A audiência foi demandada pelo movimento SOS Emprego Leste Fluminense e organizada pela bancada do PSOL, representada pelos vereadores Renatinho do PSOL, Paulo Eduardo Gomes e pelo deputado estadual Flavio Serafini.

    “A situação é de desespero, porque a Justiça tem sido bastante lenta nos processos movidos pelos trabalhadores demitidos. É responsabilidade do poder público promover políticas públicas que garantam empregos por meio da reativação da indústria naval e de frentes de trabalho emergenciais”, disse o vereador Renatinho do PSOL.

    Canal de São Lourenço

    O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, esteve na reunião e detalhou a carteira de projetos da Prefeitura que podem beneficiar o setor.

    A prioridade para o setor é o desassoreamento do Canal de São Lourenço, obra que irá aumentar a profundidade do canal de sete para 12 metro, quer viabilizar o tráfego de embarcações de grande porte utilizadas no pré-sal. O projeto do canal, cujo estudo prévio de impacto foi apresentado ao Instituto Estadual de Meio Ambiente (Inea), requer um investimento de R$ 200 milhões.

    "Niterói tem uma vocação antiga para a indústria naval. Porém, sem a captação de recursos para a dragagem não há como trazer de volta a empregabilidade" afirmou Paulino.

    A gestão quer, ainda, revitalizar toda toda a área portuária de Niterói. Para isso, a Prefeitura prevê a reativação do Terminal Pesqueiro e a reforma do Mercado Municipal Feliciano Sodré, já em andamento.

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