Inusitado
Após empate nos votos, prefeito é eleito por ser o mais velho
Zula assume a prefeitura de Inhaúma, cidade com 6 mil habitantes
A eleição em Inhaúma, um pequeno município a 90 km de Belo Horizonte, seguiu um rumo diferente do esperado em outros lugares. Após o empate entre os dois únicos candidatos à prefeitura do município, Carlinhos (Solidariedade) e Zula (Republicanos), o resultado foi determinado por um critério diferenciado: a idade.
Os dois acumularam a mesma quantidade de votos e porcentagem nas urnas. Em cidades com menos de 200 mil habitantes, não há segundo turno. Neste caso, Inhaúma possui pouco mais de 6 mil habitantes.
Com 2.434 votos cada um, venceu o candidato mais velho. Aos 62 anos de idade, o candidato Zula (Republicanos) foi eleito prefeito da cidade. O outro candidato, Carlinhos, tem 46 anos.
A decisão é respaldada pelo artigo 110 do Código Eleitoral. Na certidão, é permitido o desempate conforme o candidato mais velho: "Haver-se-á por eleito o candidato mais idoso", declara o documento.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!