Ação
Vítimas de roubo de celulares fazem fila para recuperar aparelhos
Mais de 500 celulares roubados e furtados foram devolvidos
Uma manhã de alegria e surpresa marcou esta quinta-feira (8) na Cidade da Polícia, no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, onde mais de 500 celulares roubados e furtados foram devolvidos a seus proprietários.
A ação foi organizada pelo Departamento-Geral de Polícia da Capital, que vem trabalhando intensamente desde julho para localizar e recuperar aparelhos subtraídos na cidade.
Entre os beneficiados pela ação, estava o porteiro Edgar Barbosa, que recuperou o celular do filho, roubado em 2022. A recuperação do aparelho trouxe um misto de surpresa e alívio para Edgar, que já não acreditava que veria o celular novamente.
"Em 2022, meu filho estava voltando da escola e foi abordado por um homem armado, próximo ao campo do Flamengo. O cara ameaçou o meu filho com a arma e pediu para ele passar o celular. Ele chegou em casa muito nervoso e a nossa atitude foi ir na delegacia. Eu não acreditava mais em esperar o celular, eu ainda estava pagando, mas mesmo assim, comprei outro para o meu filho. Agora, fomos surpreendidos, pois dois anos depois recebemos a notícia que haveria a devolução do aparelho. No início, não acreditei, fiquei cismado. Tive que atender a ligação duas vezes para poder saber que realmente era verdade. Hoje estou aqui para recuperar o celular do meu filho, que legal”, contou Edgar, visivelmente emocionado.
Sem esconder a felicidade, Edgar revelou que considera ficar com o aparelho para si, já que o filho possui um novo celular. "Vou pensar direitinho, mas é uma possibilidade", disse com um sorriso.
A delegada Raíssa Celles, que coordenou a operação, destacou a importância do registro de ocorrências para o sucesso da recuperação desses celulares.
"Essa campanha começou em julho, quando iniciamos um levantamento pelos registros feitos nas delegacias visando a localização desses aparelhos subtraídos. Nós conseguimos recuperar mais de 500 aparelhos roubados e furtados. Identificamos as vítimas e avisamos sobre a entrega. É muito importante que as vítimas registrem o furto ou roubo para que a polícia possa investigar. Essa ação de hoje é uma resposta de que, com o registro, nós podemos recuperar o aparelho muitas das vezes", explicou a delegada.
Segundo Raíssa, os proprietários dos celulares foram avisados por meio de mensagens enviadas pelo WhatsApp dos próprios telefones das delegacias.
"Foi através dos próprios telefones usados como WhatsApp das delegacias que os contatos foram feitos com os proprietários", concluiu.
A devolução dos celulares representa não só a recuperação de bens materiais, mas também um alívio para muitas famílias que viveram momentos de tensão durante os roubos. A ação da Polícia Civil reforça a importância da denúncia e da colaboração da população para o combate ao crime no Rio de Janeiro.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!