Violência
Vídeo mostra policial morto por militares sendo jogado em van
Corpo foi encontrado três dias após o crime
Rio de Janeiro - Um vídeo gravado na sexta-feira (13) registrou o momento em que o Policial Civil Renato Couto Mendonça é imobilizado por militares da Marinha e colocado dentro de uma van das Forças Armadas. O veículo foi usado pelo grupo para transportar o corpo do agente, da Zona Norte do Rio até o munícipio de Japeri, na Baixada Fluminense, onde o corpo foi jogado no rio Guandu.
Leia+: Corpo achado em rio é do policial morto por militares, diz família.
Apesar da baixa resolução, é possível perceber que o papiloscopista é agredido pelos militares e, momentos depois, colocado no veículo. Os três homens também entram na van e saem do local. Toda a ação dura cerca de dois minutos.
Leia+: Militares pretendiam vender arma de policial assassinado
Dono do ferro-velho onde o crime aconteceu, o sargento Bruno dos Santos Lima disse, em depoimento, que não sabia precisar se o policial estava vivo no momento em que foi jogado no rio.
O laudo da necropsia aponta que Renato Couto estava com água no pulmão e que a causa da morte em decorrência de uma hemorragia provocada por arma de fogo, seguida de asfixia mecânica por conta de afogamento.
O corpo do policial será enterrado nesta terça (17) no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio.
Os três militares e o pai de um deles estão presos.
Leia+: Justiça mantém prisão de envolvidos na morte de policial no Rio
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!