Tragédia
Vereador morto em SG apresentou projeto horas antes de morrer
Cici Maldonado foi morto em uma tentativa de assalto na terça
Em seu primeiro mandato como vereador da cidade, Cici Maldonado (PL) apresentou ao longo deste ano 42 Projetos de Lei. O mais recente, o parlamentar deu entrada no dia de sua morte, na última terça-feira (7).
Cici morreu em uma tentativa de assalto na porta de casa, no bairro Porto da Madama, em São Gonçalo, após trocar tiros com criminosos. Ele foi atingido na cabeça, chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Entre seus outros projetos, estão a Inclusão Universitária, que já beneficiou mais de oito mil jovens e adultos, no período de dez anos.
Esse, em específico, o parlamentar conseguiu mesmo sem mandato junto a uma faculdade particular da região, oferecendo bolsas de estudo de 70% a 100%, em diversos cursos. Direito, Administração e Pedagogia são alguns cursos que estão na lista.
Leia+: Cici Maldonado foi morto ao trocar tiros com bandidos, diz polícia
Leia+: Vídeo mostra Cici Maldonado pouco antes de ser morto em SG
Leia+: Caso Cici Maldonado: presidente da Câmara descarta crime político
Leia+: Vereador é assassinado em São Gonçalo
Apesar de estar assumindo pela terceira vez uma cadeira no legislativo, devido a movimentações políticas, Cici estava no primeiro mandato efetivo na Câmara de São Gonçalo.
Ele era conhecido na cidade por iniciativas voltadas à população, sendo respeitado tanto por colegas com vieses progressistas quanto conservadores.
Parlamentar foi assassinado por criminosos na porta de casa na noite da última terça (7)
Seu último texto apresentado na Câmara previa tornar patrimônio cultural imaterial os campos de futebol de Várzea.
O vereador e empresário denunciou, também, falhas estruturais e de acabamento no Shopping São Gonçalo. Após a delação, fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-RJ) foram até ao local realizaram vistorias e solicitaram a administração do shopping uma reforma no local comprometido.
Em 2017, ele conseguiu a instalação de uma cabine da Polícia Militar para a Praça do Gradim.
De acordo com o parlamentar, à época, o equipamento estava desativado e abandonado no bairro Salgueiro. Após a sua retirada pelas forças policiais, o material foi levado para a sede do 7º Batalhão de Polícia Militar e o vereador custeou a sua reforma com recursos próprios.
Cici implantou também o gabinete itinerante. Um projeto onde o vereador percorria diversos bairros para ouvir a população, receber demandas e depois encaminhá-las à prefeitura.
Atualmente, ele exercia o cargo de presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara de São Gonçalo. E horas antes de ser morto, inclusive, Cici Maldonado realizou vistoria nas obras do MUVI (Mobilidade Urbana Verde Integrada), junto com o prefeito Capitão Nelson e demais autoridades estaduais.
O projeto prevê a criação de novo corredor viário, com pistas preferenciais para ônibus e ciclovia, cortando um trecho de 18 quilômetros do município, que também receberá uma série de intervenções urbanísticas.
É fruto de parceria entre a Prefeitura e o governo estadual, através da Secretaria de Estado das Cidades, e começou a ganhar forma entre os bairros Porto Velho e Patronato.
Assassinato
Aos 61 anos, Cici Maldonado foi assassinado na porta de casa, no bairro Porto da Madama, em São Gonçalo, na noite de terça-feira (7). Ele deixa esposa e três filhas.
No perfil do vereador na rede social Instagram, uma nota diz que o parlamentar foi morto em uma tentativa de assalto.
A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí investiga o caso. Segundo a Polícia Civil, testemunhas do crime foram ouvidas e uma perícia foi realizada na Rua Antenor Martins.
O desenrolar das investigações comprovou que o parlamentar chegou a trocar tiros com os criminosos, ocasião que ele foi atingido com um tiro na cabeça e morreu.
A informação foi confirmada pelas polícias Civil e Militar. Cici foi levado para o Pronto Socorro Central de São Gonçalo, mas não resistiu. A arma que ele usou contra os bandidos ainda não foi encontrada. Não há informação de suspeitos ou presos.
O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, decretou luto oficial de três dias no município.
“Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte do vereador Cici Maldonado, que sempre foi um homem dedicado às demandas da população gonçalense”, escreveu Nelson em seu perfil no Instagram. “Entrei em contato com o governador Cláudio Castro e pedi empenho na elucidação do caso. Confio no trabalho da polícia para esclarecer os fatos. Que os responsáveis sejam identificados e punidos, levando justiça para a família do vereador e todos aqueles que o acompanhavam”.
A Câmara Municipal de São Gonçalo também decretou luto de três dias. O corpo foi velado na Igreja Batista Porto da Madama, em São Gonçalo, e sepultado no cemitério Parque da Paz.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!