Polícia
Técnica de enfermagem é indiciada após falsa vacinação em Niterói
A técnica de enfermagem que não aplicou a dose da vacina contra Covid-19 em um idoso no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) no bairro Gragoatá, em Niterói, foi indiciada pela Delegacia do Centro (76ª DP), na tarde desta quarta-feira (18), pelos crimes de peculato e infração de medida sanitária preventiva.
De acordo com a Polícia Civil, durante o depoimento prestado nesta quarta, a profissional de saúde alegou que o cansaço seria o motivo para não ter vacinado o idoso da forma correta.
A falsa aplicação de vacina foi registrada através de um vídeo feito pela família do idoso no posto drive-thru do campus da UFF. O vídeo, que viralizou nas redes sociais, mostra o momento em que a técnica de enfermagem insere a seringa e retira sem aplicar a dose.
Após a divulgação do vídeo e a repercussão do caso, o idoso foi devidamente vacinado contra a doença no interior de sua residência.
Questionada a respeito do indiciamento da profissional de saúde e o sentimento por justiça no caso, a filha do idoso, que preferiu não se identificar, se mostrou aliviada.
“Eu tenho a consciência tranquila que não provoquei isso. Eu não postei o vídeo de meu pai em minhas redes sociais e em momento algum citei o nome da técnica. Só foi encaminhado para a prefeitura tão logo vimos que não foi dada a vacina, para que o meu pai fosse realmente vacinado. Infelizmente essa moça não avaliou o dano que estava causando à ela. Ela parece realmente ter banalizado tanto a profissão quanto a vida de um ser humano e ainda a justiça do homem e a divina”, disse a familiar.
Questionada sobre o afastamento ou não da profissional de saúde, a Prefeitura de Niterói informou que "a técnica de enfermagem foi desligada do quadro de funcionários do órgão".
Além disso, afirmou que "reforçou a orientação dos protocolos de aplicação da vacina com os funcionários e supervisores dos pontos de vacinação".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!