Entulho
Saiba para onde são levadas as barricadas retiradas em SG
Alguns itens passam por triagem antes de seguir para reciclagem
O descarte de entulho chamou a atenção de moradores que passaram pela Estrada Raul Veiga, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, na tarde desta quinta-feira (27). Funcionários da prefeitura foram vistos depositando no terreno próximo a um campinho de futebol os materiais removidos de barricadas instaladas no Jardim Catarina, uma das áreas incluídas na Operação Barricada Zero.
As imagens, registradas por moradores, mostram caminhões despejando blocos de concreto, pedaços de ferro e outros itens usados para bloquear vias.
Questionada, a Prefeitura de São Gonçalo informou que "o ponto funciona como área de transbordo utilizada pelo Departamento de Conservação e Obras (DCO)".
Ainda de acordo com o município, "o material permanece no local apenas temporariamente e é levado diariamente para o aterro sanitário", e que, "itens como ferro, pneus e resíduos recicláveis passam por triagem antes de seguir para reciclagem".
Operação Barricada Zero
O descarte dos entulhos ocorre em meio ao quarto dia da Operação Barricada Zero, conduzida pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Governo do Estado. Apenas nesta quinta-feira, outras 318 toneladas de materiais usados por criminosos para erguer barricadas foram recolhidas em comunidades da capital e em municípios da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana, incluindo São Gonçalo.
Desde o início da ação, 1.500 toneladas já foram retiradas em 22 pontos distribuídos por sete municípios. Na capital, os trabalhos se concentraram nas comunidades Cidade Alta, Pica-Pau, Kelsons, Quitungo, Tinta, Dourados, Dique, Furquim Mendes, Guaporé, Campinho e Fubá.
Em Duque de Caxias, as vias da comunidade do Lixão começaram a ser pavimentadas após a retirada dos obstáculos, enquanto as equipes seguem atuando na Mangueirinha. Também foram liberadas as comunidades Dom Bosco (Queimados), Grão Pará e Buraco do Boi (Nova Iguaçu), e Cidade de Deus, no Rio.

André Silva
Repórter

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!



