Logo Enfoco


    Polícia

    Rio terá programa para agressores de mulheres

    Publicado 26/11/2021 às 12:18 | Atualizado em 27/11/2021 às 7:20 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Rio terá programa para agressores de mulheres
    |  Foto: Pedro Conforte
    O programa acontecerá por meio do trabalho psicossocial em grupo de reflexão e de reeducação. Foto: Pedro Conforte

    Homens autores de agressões contra mulheres poderão fazer parte do programa “Tempo de Mudar”, para refletir e se conscientizar sobre a gravidade da violência doméstica e familiar. É o que determina a Lei 9.470/21, de autoria da deputada Enfermeira Rejane (PCdoB), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (26).

    De acordo com a norma, o programa contemplará homens que, pela primeira vez, sejam autores de violência doméstica contra a mulher e estejam com inquérito policial, procedimento de medida protetiva ou processo criminal em curso. O programa é inspirado em uma iniciativa da Justiça de São Paulo. Após três anos do projeto, vinculado ao Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Familiar, o índice de reincidência entre os participantes caiu de 65% para 2%.

    O programa acontecerá por meio do trabalho psicossocial em grupo de reflexão e de reeducação, de palestras expositivas com convidados, de discussões em grupo e de orientações de assistência social. A periodicidade, a metodologia e a duração do programa serão decididas em conjunto com o Poder Executivo, o Poder Judiciário, o Ministério Público e universidades. Anualmente, o projeto será reavaliado.

    “Com esse programa, acredita-se na mudança de pensamento, valores e comportamentos dos homens, na redução cada vez maior de casos de violência contra a mulher e na busca incessante da equidade de gênero da nossa sociedade e no respeito a todos”, justificou a autora.

    Estão proibidos de participar do programa aqueles que estejam presos, sejam acusados de crimes sexuais, dependentes químicos com alto comprometimento, portadores de transtornos psiquiátricos e autores de crimes dolosos contra a vida.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Do morro ao pódio: atleta paralímpico de Niterói é convocado para mundial na Turquia

    Próximo artigo
    >

    Mais de 40 artistas serão premiados com R$ 125 mil no Rio de Janeiro

    Relacionados em Polícia