Polícia
Rio cria sistema virtual de registro de ocorrências
O governador Wilson Wiztel participou nesta segunda-feira (10) do lançamento do Sistema de Ocorrência Virtual (SOVi), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A ferramenta, que integra as polícias Militar e Civil, pretende agilizar os registros de ocorrências de crimes de menor potencial ofensivo. Por meio do SOVi, o policial militar vai preencher a ocorrência em uma plataforma digital no local do fato e transmitir o formulário para a delegacia da área, onde o delegado formalizará o registro.
"Este avanço é fundamental para que tenhamos mais policiais militares nas ruas. Até o final do nosso governo, vamos recompor as polícias Militar e Civil. Eu acredito que, através das mudanças que estamos fazendo, até 2022, a liberdade de ir e vir estará novamente devolvida à população" disse o governador.
A região da Ilha do Governador foi escolhida para dar início ao projeto-piloto por ter uma área limitada pela Baía de Guanabara, além de ter um batalhão de polícia e uma delegacia.
"O Sistema de Ocorrência Virtual vai atender aos crimes de menor potencial ofensivo, como briga de vizinhos, injúria, difamação e os pequenos delitos do dia a dia. Não será mais necessário o deslocamento do local da ocorrência até uma delegacia, onde o cidadão tem que aguardar para registrar aquele pequeno delito. A partir de agora, a ocorrência será registrada pelo policial militar no mesmo local do fato. Pelo sistema, o delegado vai validar aquele registro feito pelo PM. Imediatamente, tanto as pessoas envolvidas quanto o policial militar vão receber por e-mail uma cópia daquele registro. O policial estará liberado mais rapidamente para continuar o policiamento ostensivo" explicou o porta-voz da Polícia Militar, coronel Mauro Fliess.
PMs treinados
De acordo com a Polícia Militar, os agentes passaram por um treinamento durante três meses na Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol).
"Nossos PMs passaram por um treinamento intenso ministrado pela Polícia Civil. Este é um projeto-piloto, que está iniciando agora. Vamos aferir a viabilidade, mas o planejamento está perfeito. É um anseio da sociedade e dos órgãos de polícia, pois vai reduzir o tempo de empenho do policial militar em uma ocorrência de menor potencial ofensivo" afirmou o porta-voz da PM.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!