Resultados
Rio bate recorde de apreensão de fuzis em 2024; veja dados
Números só não superaram os do ano de 2019
A capital fluminense registrou um recorde na apreensão de fuzis em 2024. A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) capturou 500 unidades até o último dia 30 de setembro, superando o número total de apreensões do ano anterior, que foi de 492. Esse resultado só perde para o recorde de 2019, quando 505 armas foram recolhidas.
Segundo dados da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Estado da Polícia Militar (SSI), a maioria dessas apreensões ocorreu em áreas onde facções criminosas disputam o controle territorial, principalmente nas zonas Norte e Oeste da capital, com destaque para o 41º BPM (Irajá), que apreendeu cerca de 76 fuzis.
A maior parte das apreensões foi registrada na região metropolitana, abrangendo a Zona Oeste, Zona Norte e Baixada Fluminense.
Outro ponto que chama a atenção é a origem dessas armas. Quase 30% dos fuzis apreendidos não têm marca definida, o que indica que estão sendo contrabandeados em peças e montados por armeiros nas comunidades controladas por facções.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!