Logo Enfoco


    Polícia

    'Rabicó' age como miliciano e tem lucro milionário no Salgueiro

    Publicado 06/04/2021 às 11:58 | Autor: Alan Emiliano
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem 'Rabicó' age como miliciano e tem lucro milionário no Salgueiro
    Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. Foto: Arquivo/ Pedro Conforte

    Tática utilizada por criminosos como forma de obtenção de lucros além do tráfico de drogas, a cobrança por serviços clandestinos e até mesmo para o funcionamento de estabelecimentos vem sendo uma artimanha de traficantes do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na busca por maiores rendas. O lucro do crime com as práticas criminosas, além da venda de drogas, supera a marca de R$ 1 milhão/mês.

    De acordo com um relatório feito pelo Disque Denúncia, uma forma de obrigar os moradores a utilizarem os serviços clandestinos oferecidos pela criminalidade - como de internet, TV clandestina, botijões de gás e galões de água - é o corte de energia elétrica de quem não adquirir tais serviços. Tudo isso acontece sob a batuta e a organização do 'chefão do tráfico' do conjunto de comunidades localizado às margens da BR-101, identificado como Antonio Ilário Ferreira, o 'Rabicó'.

    “Obrigam os moradores da localidade a adquirirem os serviços que são comercializados pelos próprios traficantes da comunidade. Os criminosos ameaçam cortar a energia elétrica dos moradores que se recusarem”.

    Trecho do relatório produzido pelo Disque Denúncia
    Moradores que não utilizam serviços têm energia cortada. Foto: Lucas Benevides

    Segundo o relatório, somente neste ano, foram realizadas 74 denúncias sobre a criminalidade no Complexo do Salgueiro. Entre os principais relatos, estão: a participação de traficantes em recentes roubos de cargas realizados na BR-101, e arrastões na mesma rodovia. De acordo com o relato dos denunciantes, os criminosos levam a carga para o interior do conjunto de comunidades e lá as mercadorias são divididas entre eles.

    Outra denúncia relacionada aos criminosos do Salgueiro diz respeito a barricadas instaladas em alguns pontos da região, limitando o trânsito de pedestres e dificultando a ação da polícia em algumas localidades do reduto do Comando Vermelho em São Gonçalo.

    Responsável pela circunscrição que abrange o Complexo do Salgueiro, a Delegacia do Mutuá (72ª DP), através do delegado Allan Duarte, afirmou que segue investigando todas as práticas criminosas na localidade.

    “Seguimos realizando investigações sobre toda e qualquer atividade criminosa por traficantes daquela região. A 72ª DP vem atuando de forma eficiente no combate ao crime organizado não só no Salgueiro como em toda a área investigada pela nossa delegacia”.

    Allan Duarte, delegado titular da 72ª DP

    Rabicó tem nomes conhecidos como aliados

    Rabicó, como é chamado no mundo do crime, possui aliados conhecidos pelas forças policiais de São Gonçalo. Entre eles, estão Ricardo Severo, o 'Faustão', Alessandro Luiz Vieira Moura, o 'Vinte Anos', e Rayane Nazareth Cardoso Silveira, a 'Hello Kitty', que ganharam abrigo no já conhecido 'hostel do crime'.

    'Faustão' é apontado pela polícia como o líder da criminalidade na localidade conhecida como Itaoca. Ele é oriundo da Vila do Cruzeiro, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio. Foragido da Justiça desde 2015, quando passou a cumprir pena em regime semiaberto no Instituto Penal Edgard Costa, em Niterói, e não retornou à unidade.

    'Vinte Anos' é integrante da facção Comando Vermelho e, mesmo dentro do Salgueiro, chefia o tráfico de drogas na comunidade Nova Grécia, em São Gonçalo. Ele ascendeu à liderança da Nova Grécia no início da década de 2000 até ser preso, em 2008, por policiais do 7° BPM (São Gonçalo). Após cumprir parte da pena, conseguiu a progressão para o regime semi-aberto do Instituto Penal Ismael Pereira Sirieiro, mas não voltou ao sistema desde dezembro de 2017.

    Já 'Hello Kitty' é ligada à facção Comando Vermelho e faz parte do tráfico de drogas que age na Nova Grécia, em São Gonçalo, integrando a 'Tropa do Vinte Anos', e estaria presente em quase todas as invasões articuladas pelo seu chefe.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    'Vermelhinhas' suspensas até a próxima quinta em Maricá

    Próximo artigo
    >

    Mulher baleada dentro de casa em São Gonçalo

    Relacionados em Polícia