Cadeia
Preso no Rio principal traficante de cocaína de Minas Gerais
Bim, de 35 anos, foi capturado na comunidade Cidade Alta
O traficante João Felipe Alves da Silva, conhecido como Bim, de 35 anos, apontado como um dos maiores líderes do crime do estado de Minas Gerais, foi preso na manhã desta quinta-feira (19) na comunidade Cidade Alta, no bairro Cordovil, na Zona Norte do Rio.
A ação foi realizada por agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) do Rio de Janeiro e da Draco de Minas Gerais. As equipes contaram com o apoio de blindados e aeronaves.
Segundo as investigações, o alvo é acusado de transportar toneladas de cocaína para comunidades do Rio de Janeiro. Ele já tinha uma condenação de 134 anos de prisão.
"Conseguimos rapidamente ultrapassar as barricadas e chegar rapidamente até o imóvel onde ele estava escondido. Não houve resistência. Ele estava com uma arma, mas não conseguiu reagir porque foi dominado rapidamente. Além da arma, foram apreendidos nove celulares e um veículo com fortes indícios de se tratarem de clonagem. Essa prisão pra gente foi muito importante, uma vez que se trata do líder da organização criminosa", disse Fabrício Oliveira, delegado da Core.
Antes de ser preso, Bim era líder de uma das maiores organizações criminosas de Minas Gerais. Em 2021, ele chegou a ser alvo de uma operação.
Na época, cerca de 30 integrantes da organização foram presos. Bim, estava foragido até hoje. Ele foi condenado a 134 anos de prisão pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Segundo o delegado João Francisco, chefe da Draco de Minas Gerais, a parceria com a Core do Rio foi importante.
"Com a parceria da Polícia Civil do Rio de Janeiro, nós conseguimos na data de hoje capturar o traficante na Cidade Alta. As investigações demonstraram vínculo de Bim com criminosos do Rio, mas especificamente o Terceiro Comando Puro", contou.
O transporte de drogas para o Rio de Janeiro era feito em carretas, conforme a polícia.
"Em 2021 foram realizadas cerca de seis apreensões de carregamento de drogas totalizando um montante de uma tonelada 250 kg. A maioria dessas drogas foram apreendidas nas rodovias que ligam Minas Gerais e Rio de Janeiro. Só em uma das apreensões foi apreendido mais de 509 kg de cocaína em uma carreta", disse o delegado João Francisco.
Ainda de acordo com João Francisco, mesmo escondido no Rio, o traficante comandava o tráfico de drogas em Belo Horizonte e na região metropolitana do estado de Minas Gerais.
Bim será levado para o sistema prisional no Rio, já que houve flagrante.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!