Operação
Preso acusado de transformar cidadãos sírios em brasileiros
Ação aconteceu na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio
Policiais civis da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DC-Polinter) prenderam, nesta segunda-feira (29), um homem de nacionalidade Síria condenado pela Justiça pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e violação de domicílio. Ele foi capturado no bairro da Tijuca, na Zona Norte, após monitoramento do Setor de Inteligência.
Segundo as investigações, o criminoso era o articulador de uma quadrilha que fraudava documentos e transformava sírios em cidadãos brasileiros. A empreitada contava ainda com um funcionário de um cartório de registros da Zona Oeste do Rio e um ex-funcionário, que colaboravam com ele na falsificação dos documentos.
Foi apurado que 72 pessoas de nacionalidade síria conseguiram a documentação brasileira, e estão respondendo de por falsidade ideológica. Como alguns dos envolvidos já estariam fora do país, os pedidos de prisão preventiva foram encaminhados à Interpol, para que emita um alerta vermelho.
A quadrilha fornecia certidão de nascimento, identidade, título de eleitor e passaporte brasileiros aos refugiados.
A investigação mostrou que a fraude acontecia nos livros de registros de nascimento e nas certidões de nascimento. Uma perícia revelou, contudo, que foi um trabalho grosseiro. Os livros tinham folhas soltas, rasuradas, adulteradas e até coladas. As fraudes aconteceram entre 2012 e 2014. O funcionário do cartório, arrancava as folhas dos livros e levava para o ex-funcionário.
O homem possui, ainda, outras anotações criminais por lesão corporal e estelionato.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!