Falcatrua
Polícia Federal mira fraudes em Consórcios do Banco do Brasil
Policiais cumprem mandados de busca e apreensão
A Polícia Federal realiza uma operação nesta quarta-feira (6) para investigar fraudes no sistema de consórcios do Banco do Brasil. Os policiais cumprem mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, São Paulo e no Paraná.
De acordo com Polícia Federal, as investigações iniciaram após o resultado de uma auditoria do banco, em que a instituição constatou que duas operações disfarçadas de consórcio, no valor de R$ 100 milhões, foi utilizada para outros fins. A denúncia foi realizada pelo próprio Banco do Brasil para a Polícia Federal em 2021.
Os suspeitos de desviarem o dinheiro são ex-dirigentes e funcionários do banco. O pagamento desse suposto consórcio também não foi executado de forma regular, o que obrigou o Banco do Brasil a cobrir parte do contrato.
Esta operação financeira pode ser caracterizada como gestão fraudulenta, crime contra o sistema financeiro nacional, cuja pena varia de três a 12 de prisão, além de multa.
Procurado, o Banco do Brasil informou que, assim que identificou irregularidades em sua subsidiaria BB Consórcios, notificou às autoridades policiais, que iniciaram as investigações.
Por meio de nota, o banco diz que as irregularidades na subsidiária BB Consórcios foram identificadas pelo sistema de auditoria do Banco do Brasil, em 2020.
"O BB também se colocou à disposição para prestar todas as informações. Em agosto de 2020, o BB destituiu os executivos da BB Consórcios investigados e nomeou novos gestores para facilitar a apuração completa dos fatos e dar continuidade à gestão da empresa. Todo esse esforço do BB teve relevante contribuição para o avanço das investigações pelas autoridades policiais. O BB destaca que praticamente todos os valores envolvidos nas irregularidades foram recuperados pela BB Consórcios como resultado das medidas adotadas durante as apurações", conta.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!