Logo Enfoco


    Exactor

    Polícia faz operação contra milicianos em Nilópolis

    Um policial já foi preso nas primeiras horas da operação

    Publicado 15/03/2023 às 6:44 | Atualizado em 15/03/2023 às 8:24 | Autor: Tiago Souza
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A operação está sendo realizada por agentes da 57ª DP (Nilópolis)
    A operação está sendo realizada por agentes da 57ª DP (Nilópolis) |  Foto: Divulgação

    Nove pessoas acusadas de integrar uma milícia que age em Nilópolis, na Baixada Fluminense, são alvos da operação “Exactor”, na manhã desta quarta-feira (15). Um policial já foi preso nas primeiras horas da operação, cujo nome é em referência à palavra em latim que quer dizer aquele que cobre impostos. 

    Segundo a Polícia Civil, a operação está sendo realizada por agentes da 57ª DP (Nilópolis). Além dos nove mandados de prisão, os policiais também têm o objetivo de cumprir 13 mandados de busca e apreensão. A investigação durou três meses, tempo suficiente para os investigadores conseguirem identificar diversos integrantes do grupo criminoso que atua na região.

    Segundo as investigações, o grupo atuava na localidade praticando extorsões se valendo de ameaças cometidas contra as vítimas. Os milicianos cobram de comerciantes certa quantia semanal para funcionarem.

    Quando eles não conseguem pagar, a dívida acumula, momento em que, não conseguindo pagar a dívida, lhe é apresentado um agiota, também integrante da quadrilha, o qual supostamente paga a dívida e se torna o novo credor, cobrando juros absurdamente altos, tornando cada vez mais difícil a vítima quitar a “dívida”, que, na verdade, nunca existiu. 

    A partir daí, a quadrilha passa, de forma coercitiva, a se apropriar de bens da vítima até sua hipossuficiência financeira. 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Delegacia do DF investiga suspeita de racismo dentro de escola

    Próximo artigo
    >

    IR 2023: começa nesta quarta-feira o prazo para declaração

    Relacionados em Polícia