Abordagem
Polícia acaba com 'rolezinho' de motos barulhentas em Niterói
Cinco homens foram ouvidos na 76ª DP
Motoqueiros que promovem madrugadas barulhentas em bairros de Niterói foram detidos pela Polícia Militar, na madrugada desta sexta-feira (2), na Região Central da cidade.
Cinco deles foram ouvidos na Central de Flagrantes (76ª DP) por volta de 2h30. Ao todo foram realizadas 108 abordagens. A PM constatou, ainda, 73 infrações de trânsito.
Leia+: Vídeo: motos barulhentas tiram o sono de moradores em Niterói
Segundo o 12º BPM (Niterói), equipes estiveram nas proximidades do Caminho Niemeyer, após receber denúncia que o evento 'Rolezinho Quinta No Grau' teria como ponto de encontro a Rua Plínio Leite.
A ocorrência diz que, de imediato, os policiais se dirigiram até lá, cercaram o evento não autorizado, abordando todos os participantes e impedindo a realização.
Um dia antes, um grupo com cerca de 100 motociclistas tirou o sono de moradores de diferentes regiões.
As denúncias apontaram a passagem da motociata por ruas do Centro, da Zona Norte, da Zona Sul e até em Pendotiba, conforme relatos, no período de 1h e 2h da madrugada de quinta-feira (1º).
A fiscalização é de responsabilidade da prefeitura. Há uma multa estabelecida — que gira em torno de R$ 502,55 — para casos como este.
É proibido, por lei, em Niterói, a emissão de ruídos sonoros vindos de escapamento de veículos motociclísticos e automotores, em geral, fora das normas estabelecidas.
A Prefeitura de Niterói esclareceu ao ENFOCO, portanto, que a Lei Nº 3.361 ainda precisa de regulamentação para entrar em vigor — apesar de ter sido publicada no Diário Oficial em 19 de novembro de 2021, pelo prefeito Axel Grael (PDT).
O governo municipal disse, também, que neste momento os órgãos municipais conversam sobre as atribuições de cada um deles para a regulamentação.
"Vale ressaltar, que em paralelo à isso, os órgãos estaduais de segurança seguem responsáveis pela fiscalização de motos com barulho acima do permitido", pontuou.
As motos reunidas em uma só direção foram flagradas na quinta também nos arredores do Caminho Niemeyer, por moradores que só queriam descansar.
E também numa área residencial do Fonseca, na altura da Praça do Bairro Chic. Assim como em Icaraí, próximo ao Campo de São Bento e na rua Noronha Torrezão; em Maria Paula; em São Francisco e até na região do Badu, em Pendotiba.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!