Polícia
PM do Rio muda de uniforme e começa testes com câmeras
“Mais conforto com as novas fardas e mais segurança jurídica para o cumprimento das missões com as câmeras corporais. Estamos trabalhando para que nossos resultados sejam cada vez melhores”
A declaração partiu, na manhã desta segunda-feira (13), do secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, durante a cerimônia de formatura de 400 novos policiais militares no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças 31 Voluntários.
Na solenidade duas medidas foram anunciadas, segundo a pasta, voltadas para a valorização da tropa: A substituição do fardamento por um modelo mais confortável e mais adequado para ações de rotina e a fase final dos testes para o uso de câmeras corporais que passarão a fazer parte da indumentária dos policiais.
Com uma tonalidade de azul, a nova farda foi inspirada na 'Gendarmerie', a força policial militar da França. O tecido empregado na confecção garante proteção a raios solares UV 50+ e é resistente à água. Outros critérios também pesaram na escolha, segundo a PM: Maior operacionalidade aos usuários e sensação térmica mais confortável com a 'Combat Shirt', usada por outras forças de segurança ao redor do mundo. A modelagem específica para a área do tórax permite melhor ventilação e maleabilidade durante o serviço policial. Até o segundo semestre de 2022, a Corporação deverá concluir o processo de substituição do fardamento.
Câmeras corporais
Em relação às câmeras corporais, os especialistas da CETIC (Coordenadoria Especializada de Tecnologia da Informação e Comunicação) da SEPM já finalizaram os testes do equipamento. Das 21.571 câmeras adquiridas pelo Governo do Estado para equipar agentes das forças de segurança, defesa civil e fiscalização, as primeiras unidades deverão entrar em operação pela Polícia Militar no réveillon.
Ainda de acordo com a polícia, a troca de uniformes e o uso de câmeras portáteis são duas ações concretas de valorização da tropa.
Na ordem do dia, o secretário lembrou ainda o investimento em obras de infraestrutura das unidades da Corporação e a aprovação da nova lei que permitirá a realização de concursos públicos para contratação temporária de profissionais de saúde para melhorar o atendimento dos policiais da ativa, veteranos, dependentes e pensionistas.
Na ocasião, o governador Cládio Castro (PL) disse que, no próximo dia 23, será feita nova chamada da lista de espera do Curso de Formação de Soldados (CFSD) 2014. Além disso, anunciou a reabertura de concursos para a PMERJ em 2022.
A Secretária de Estado de Polícia Militar ainda não informou, no entanto, se haverá novo fardamento e uso de câmeras também por policiais a serviço do Comando de Operações Especiais.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!