Operação
PM caça envolvidos em tentativa de extorsão em obras no Rio
Jean Carlos Nascimento dos Santos é o principal suspeito
Jean Carlos Nascimento dos Santos, o Jean do 18, é o nome do criminoso que tentou pedir propina para a realização das obras no Parque Piedade, na Zona Norte do Rio. O caso foi denunciado pelo prefeito Eduardo Paes nesta semana.
A Polícia Militar está, nesta quinta-feira (11), realizando uma operação para buscar ele e outros envolvidos na extorsão no Morro do 18, Caixa D'Água, Morro do Urubu, Saçu e Fubá. Até o momento, não há um saldo de apreensões ou prisões.
LEIA+: Identificado traficante que exigiu pagamento para liberar obra
LEIA+: Criminosos cobram R$500 mil para liberar obra, diz prefeito do Rio
Jean, de 38 anos, já havia sido preso anteriormente e conseguiu fugir, através de uma corda de lençóis, do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, em janeiro de 2023, com outros dois comparsas.
Ele é o chefe do tráfico de drogas do Morro do 18, é considerado de altíssima periculosidade e é réu em mais de 20 crimes, segundo a polícia.
Jean já foi indiciado também pela morte do próprio advogado em 2016. Roberto Rodrigues foi visto pela última vez com Jean. A Delegacia de Descoberta de Paradeiros investigou o caso e concluiu que ele teria matado a vítima porque o advogado não conseguiu libertar amigos dele da prisão.
Criminosos
O crime organizado cobrou R$ 500 mil para liberar a realização de uma obra pública na zona norte do Rio de Janeiro, o Parque Piedade. A denúncia é do prefeito Eduardo Paes, que pede atenção da Polícia Federal e do Ministério da Justiça contra a quadrilha.
Atenção @policiafederal @RicardoCappelli recebi agora informações de que o crime organizado está pedindo dinheiro para a empreiteira responsável pelas obras do Parque Piedade aonde funcionava a antiga faculdade Gama Filho. Ameaçam paralisar as obras caso o pagamento não…
— Eduardo Paes (@eduardopaes) January 9, 2024
O Parque Piedade foi anunciado pela prefeitura para ocupar o terreno da antiga Universidade Gama Filho, que teve prédios de seu campus demolidos no ano passado. As obras do parque tiveram início em setembro. Segundo planos divulgados pelo órgão municipal, o parque terá espaço para feiras e eventos, com horta urbana, parcão, academia e campo de futebol, entre outras atrações.
Com Agência Brasil
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!