Busca e apreensão
PF realiza operação contra atos antidemocráticos ocorridos no Rio
Oito mandados foram expedidos no Rio
Agentes da Polícia Federal buscam cumprir, nesta quinta-feira (18), 10 mandados de busca e apreensão na 24ª fase da Operação Lesa Pátria, que tem com objetivo identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram atos antidemocráticos ocorridos entre outubro de 2022 e o início de 2023, no interior do estado do Rio.
Um dos alvos é o deputado federal Carlos Jordy (PL), segundo a jornalista Camila Bomfim, do G1. Os policiais foram até a Câmara dos Deputados para cumprir os mandados contra o político. Outros alvos foram responsáveis por montar acampamento na frente da 2ª Companhia de Infantaria em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
O deputado se posicionou na redes sociais e afirmou que a busca e apreensão contra ele é "uma medida autoritária, sem fundamento, sem indício algum, que somente visa perseguir, intimidar e criar narrativa às vésperas de eleição municipal."
Busca e apreensão da PF por determinação de Alexandre de Moraes. Operação Lesa Pátria. Uma medida autoritária, sem fundamento, sem indício algum, que somente visa perseguir, intimidar e criar narrativa às vésperas de eleição municipal. pic.twitter.com/jE5pM3Bcd2
— Carlos Jordy (@carlosjordy) January 18, 2024
Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal, sendo oito deles no Rio e dois no Distrito Federal.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime.
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!