Polícia
Operação Lei Seca notifica 40 motoristas em Maricá
Com o objetivo de diminuir o número de motoristas que bebem e pegam ao volante nos dias de Carnaval, a Operação Lei Seca está intensificando as blitzes desde a última sexta-feira (12) em todo o estado. A ação segue até a próxima quarta-feira (17).
No município de Maricá, somente na noite deste domindo (15), 111 condutores de veículos foram abordados e 40 notificações foram emitidas para quem dirigiu sob influência de bebidas alcoólicas. De acordo com o s números, mais de 35% das pessoas abordadas estavam sob influência de álcool. A cada três pessoas abordas, pelo menos uma dirigia alcoolizada.
Estado
A Operação Lei Seca vai reforçar as ações de fiscalização e conscientização durante o feriado de Carnaval. O esquema especial segue até a próxima quarta-feira (17) e contará com todo o efetivo nas ruas. Ao todo, serão realizadas 56 ações inclusive durante o dia, nos acessos às praias, cachoeiras e áreas de lazer. As operações acontecerão na capital, região Metropolitana e interior do estado.
Neste período também serão realizadas blitzes de fiscalização nas principais rodovias estaduais, em parceria com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). E para conscientizar a população sobre o perigo da mistura de álcool e direção, serão realizadas ações educativas em diversos pontos do estado.
As equipes de educação da Lei Seca, composta por pessoas com deficiência (PCDs), também vão reforçar a mensagem sobre a importância do uso da máscara, do álcool em gel e do distanciamento social para prevenção da Covid-19.
"Assim como nos anos anteriores, faremos blitzes diurnas e noturnas. O objetivo da Lei Seca é salvar vidas e proporcionar mais segurança para a população. Pedimos que os motoristas redobrem os seus cuidados para evitar que ocorram acidentes de trânsito, ainda mais neste momento de pandemia, por que um paciente politraumatizado ocupa um leito hospitalar por vários meses", explica o superintendente da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marcelo Rocha.
Devido à pandemia, novos procedimentos foram adotados nas blitzes para preservar a saúde dos motoristas abordados e dos agentes da Lei Seca. Algumas mudanças são o uso de barreira protetora de plástico, que separa o agente do motorista, e a realização de triagem utilizando um etilômetro passivo, sem necessidade de sopro.
"O trânsito seguro é responsabilidade de todos. O motorista tem que ser cauteloso para preservar a sua integridade, de seus familiares e das demais pessoas", completa o superintendente.
Quem for flagrado sob efeito de álcool (com até 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido) é enquadrado no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): comete infração gravíssima (7 pontos na CNH), com penalidade de multa (R$ 1.915,40) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses. O veículo ainda fica retido até a apresentação de outro condutor habilitado e em condições de dirigir. Em caso de reincidência em menos de 12 (doze) meses, o valor da multa é dobrado, ou seja, de R$ 3.830,80.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!