Perigo
Onda de furtos dentro de ônibus preocupa em Niterói
Ocorrências aumentaram mais de 80% este ano na cidade
Uma onda de furtos em ônibus tem gerado preocupação entre os passageiros de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), o número de ocorrências desse tipo aumentou mais de 80% este ano em comparação ao ano passado.
Uma das vítimas recentes foi Cristiane Castanheira, de 33 anos. A corretora, que mora em Niterói, passou por um momento de desespero na última quarta-feira (25) ao perceber que havia sido furtada dentro do ônibus da linha 49, a caminho de Icaraí, na Zona Sul da cidade.
Assim que percebi, saí correndo e tentei pegar o ônibus de volta
"Eu tinha acabado de descer quando senti meu telefone sendo levado da bolsa. Estava a caminho de buscar meu filho na escola. Assim que percebi, saí correndo e tentei pegar o ônibus de volta. Algumas pessoas me ajudaram, mas foi um momento angustiante. Vi dois homens ao meu lado, mas não consegui identificar quem foi o responsável", desabafa Cristiane.
Após o ocorrido, ela registrou o caso na 76ª DP (Centro). A moradora compartilha a crescente sensação de insegurança nos transportes públicos, uma preocupação que, segundo ela, tem se espalhado entre os moradores da cidade.
É indignante saber que nem dentro de um ônibus estamos seguros.
"Estou muito frustrada. Meu telefone era essencial para o meu trabalho, pois eu fechava vendas e atendia clientes com ele. É indignante saber que nem dentro de um ônibus estamos seguros. Alguém pode abrir minha bolsa sem que eu perceba e, quando noto que fui furtada, o desespero toma conta", completa.
Aumento nos casos
Cristiane não é a única vítima recente em Niterói. Um levantamento divulgado pelo ISP revela que, entre janeiro e agosto de 2024, foram registrados 143 casos de furtos em coletivos no município.
Esse número é alarmante quando comparado ao ano passado, que teve 78 ocorrências no mesmo período. A diferença de 65 casos entre 2023 e 2024 representa um aumento impressionante de 83%.
O que dizem as autoridades
Em nota ao ENFOCO, a Polícia Militar informou "que a corporação tem aplicado a modalidade de Policiamento Transportado em Ônibus Urbano (PTOU), específica na prevenção aos crimes dessa natureza, inclusive no município de Niterói, com equipes realizando revistas e checagem de documentos dentro dos coletivos".
A Corporação reforçou, ainda, a importância do acionamento da PM diante de situações flagrantes via App 190 RJ e Central 190, assim como dos registros em delegacia, que são de extrema importância para a condução dos procedimentos investigativos.
A Polícia Civil também se posicionou. Por meio de nota, destacou que "investiga todos os casos registrados pelas vítimas nas delegacias e realiza diligências, em conjunto com a Polícia Militar, para identificar e responsabilizar os autores dos crimes".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!