Polícia
Niterói e Maricá contarão com Patrulha Maria da Penha
Niterói e Maricá contarão com a 'Patrulha Maria da Penha', programa voltado ao socorro de vítimas de violência doméstica. A iniciativa prevista para começar já em junho foi anunciada pelo comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar Sylvio Guerra nesta quinta-feira (2), durante reunião do Conselho de Segurança Pública na Câmara de Dirigentes Logistas (CDL).
"As patrulhas já existem, mas queremos agora institucionalizar esse programa e ampliar os atendimentos", afirmou Guerra. Segundo o comandante, as cidades terão à disposição constantemente ao menos uma viatura especializada no combate a violência contra a mulher, contando sempre com uma policial mulher para os atendimentos.
Importada de Curitiba, a experiência da Patrulha Maria da Penha já foi aplicada em algumas cidades do Rio e em outros estados. Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o programa foi articulado pela Guarda Municipal, mas em Niterói e Maricá o próprio Batalhão deve assumir essa frente.
"Os detalhes ainda não foram definidos, há um grupo de trabalho planejando o programa. Em breve faremos o lançamento", completou o comandante. O patrulhamento se junta a uma série de medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha para conter o recrudescimento da violência contra a mulher. Segundo o último Dossiê Mulher do Instituto de Segurança Pública (ISP), 71 mulheres foram vítimas de feminicídio no estado do Rio de Janeiro no ano passado.
Audiência pública
Ainda durante o Conselho, que reuniu representantes dos órgãos de segurança, administração pública e da sociedade civil de Niterói, o gabinete do vereador Casota (PSDB) divulgou uma audiência pública para debater as medidas de combate à violência contra a mulher em Niterói. A audiência acontece às 17h do dia 17 de maio no Plenário Brígido Tinoco, na Câmara Municipal de Niterói.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!