Petição
MPRJ pede punição a organizadas de Fla e Botafogo após briga
Torcidas se envolveram em confusão antes do clássico no sábado
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) protocolou, nesta quarta-feira (6), um pedido de punição para torcidas organizadas de Flamengo e Botafogo. A briga entre os torcedores dos clubes aconteceu horas antes do duelo do último sábado (2), nos bairros da Penha e Taquara, localizados nas zonas Norte e Oeste do Rio.
A petição ordena uma sanção severa às torcidas organizadas Raça Rubro-Negra, Jovem Flamengo e Fúria Jovem do Botafogo: cinco anos de banimento dos estádios, começando a contar a partir do dia 2 de setembro. O MP entende que a confusão violou o a cláusula sexta do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Leia +: Feridos e detidos em briga entre torcedores de Botafogo e Flamengo
Leia +: Fla vence no Nilton Santos e acaba com invencibilidade do Botafogo
Leia +: Botafogo 'contorna' crise e mantém Bruno Lage como técnico
“Na hipótese de a torcida organizada se envolver em quaisquer atos de violência, como brigas, tumultos, ou em atos que, de qualquer maneira, coloquem em risco a ordem pública, bem como proceda à realização de concentração de seus membros em violação ao acordado na cláusula anterior, independentemente de na data houver realização de evento esportivo, serão aplicadas as medidas educativas de advertência ou suspensão de comparecimento aos estádios que sediem eventos esportivos de futebol", diz o termo.
O pedido de punição para as torcidas organizadas aconteceu após o Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe) encaminhar um ofício à Promotoria de Justiça, noticiando do descumprimento do TAC após a briga generalizada. O Ministério Público do Rio de Janeiro também solicitou o afastamento individual dos torcedores envolvidos nas ocorrências e identificados pelo órgão.
A confusão entre as torcidas de Flamengo e Botafogo deixou três pessoas feridas e teve um total de 12 indivíduos detidos. A briga aconteceu por volta das 14 horas (de Brasília) e, nos vídeos divulgados, é possível notar a presença de pedaços de madeira, usados como arma, e muitos envolvidos encapuzados a fim de não serem identificados.
Gazeta Esportiva
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!