Logo Enfoco


    Preconceito

    MPRJ denuncia padre por discriminação contra casais homoafetivos

    Processo destaca que sacerdote proferiu um discurso de ódio

    Publicado 06/09/2024 às 21:47 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O Ministério Público considera que as declarações do padre configuram um discurso de ódio
    O Ministério Público considera que as declarações do padre configuram um discurso de ódio |  Foto: Divulgação / MPRJ

    O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou à Justiça o padre Antonio Carlos dos Santos por discriminação e preconceito contra casais homoafetivos. De acordo com a Promotoria de Investigação Penal de Nova Friburgo, a denúncia foi registrada na 2ª Vara Criminal do município na quinta-feira (5).

    Segundo a denúncia, durante uma missa realizada em 30 de abril de 2023, na Capela do Colégio Nossa Senhora das Dores, em Nova Friburgo, o padre teria afirmado repetidas vezes que “o demônio entrava na casa das pessoas de diversas formas para destruir as famílias, sendo uma delas representada pela união de pessoas do mesmo sexo, homem com homem, mulher com mulher”.

    O Ministério Público considera que as declarações do padre configuram um discurso de ódio contra a orientação sexual de pessoas que se relacionam com o mesmo sexo, fomentando preconceito e discriminação.

    A ação destaca que o discurso do padre insufla a hostilidade contra homossexuais, caracterizando uma violação da dignidade das pessoas com orientação sexual diversa. A denúncia aponta para a gravidade das declarações proferidas em um contexto religioso, onde a audiência inclui fiéis que confiam na liderança e nas palavras do padre.

    Importunação sexual

    Em abril deste ano, o padre Alexandre Paciolli Moreira de Oliveira foi preso e denunciado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), acusado de importunação sexual e estupro de vulnerável contra uma mulher em Nova Friburgo.

    A prisão ocorreu em Fortaleza, Ceará, após uma operação conjunta entre a Promotoria de Investigação Penal de Nova Friburgo e a Polícia Civil, cumprindo um mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara Criminal de Nova Friburgo.

    Segundo o MPRJ, Alexandre Paciolli responde a processos por crimes semelhantes e há relatos de possíveis outras vítimas.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Sergio Mendes dará nome ao novo Cine Icaraí, em Niterói

    Próximo artigo
    >

    23 feridos em acidente de ônibus em São Cristóvão, no Rio

    Relacionados em Polícia