Logo Enfoco


    Polícia

    MP realiza operação contra furto de combustíveis no Rio

    Publicado 12/03/2021 às 7:47 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem MP realiza operação contra furto de combustíveis no Rio
    |  Foto: Foto: MPRJ
    A investigação descobriu ao menos cinco galpões destinados a essa finalidade. Foto: MPRJ

    O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), realiza, nesta sexta-feira (12), a Operação Derivação Clandestina, contra organização criminosa voltada para a prática de furto de combustíveis na Baixada Fluminense.

    A operação foi realizada por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), em conjunto com a Subsecretaria de Inteligência (SSI/PMERJ), e com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ). O objetivo é cumprir 29 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos 23 denunciados. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Duque de Caxias, Juízo que recebeu a denúncia.

    A investigação identificou esquema de subtração diretamente de caminhões-tanque que abasteciam nas distribuidoras situadas em Duque de Caxias. Os veículos eram desviados da sua rota original e parte da carga era recolhida para revenda a preço inferior ao praticado no mercado. Para tanto, motoristas ligados ao grupo criminoso levavam os caminhões abastecidos nas distribuidoras até galpões clandestinos, onde o material era retirado. A investigação descobriu ao menos cinco galpões destinados a essa finalidade, cada um chefiado por um líder que comandava os demais comparsas. Diligências realizadas durante a investigação conseguiram, inclusive, flagrar o delito enquanto era cometido.

    A denúncia divide a estrutura da organização em seis núcleos e demonstra de forma didática a composição de cada um deles e a função de cada membro. Os núcleos são:  liderança, auxiliares diretos, motoristas, baldes, mecânica e núcleo dos negociantes. Entre os líderes estão o soldado reformado da Polícia Militar Armando Penelis, o sargento da PM Thomé Nascimento Neto, José Janduy de Oliveira, vulgo Jájá, Thiago Coutinho Graça de Almeida e Wendel de Souza Silva, vulgo Peludo.

    Na acusação, o MPRJ demonstra, ainda, o emprego de arma de fogo pela organização criminosa. Eles foram denunciados pelo crime de constituir organização criminosa, majorado pelo emprego de arma de fogo. 

    Tags

    Plantão Enfoco

    Plantão Enfoco

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    PF realiza operação contra crime de racismo aos judeus no Rio

    Relacionados em Polícia