Polícia
Mais de 20 presos, dois mortos e prejuízo de R$ 200 mil em SG
Conhecido por ser um bairro populoso e de forte incidência de criminosos, o Jardim Catarina vem sendo alvo de recentes incursões policiais nas últimas semanas. Prova disso é que, em menos de dois meses, traficantes da região, liderados pelo líder, conhecido como 'Flamengo', tiveram um prejuízo estimado em R$ 200 mil entre apreensões de armas, drogas e outros materiais de uso do crime organizado local.
Uma das comunidades com maior efetividade no quesito de roubos de veículos e cargas na BR-101 e na RJ-104, o Jardim Catarina vem sendo tratado pelo Batalhão de São Gonçalo (7°BPM) como uma das formas de redução dos índices de criminalidade no município. O comandante da unidade, Tenente-coronel Aristheu Lopes, ressaltou a importância do trabalho realizado pelos militares, que vem contando com forte incidência de denúncias recebidas através de moradores da região, que encaminham “mazelas” para o Disque-Denúncia.
“É importante a participação dos moradores de bem que não compactuam com a atividade desses criminosos que ameaçam e reprimem os residentes. Estamos com uma ocupação permanente naquela região e temos que ressaltar o bom trabalho feito pelos nossos policiais, que vêm diariamente realizando um trabalho intenso de combate ao crime organizado respeitando as limitações impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). É importante frisar que o nosso principal dever é aumentar a sensação de segurança da população de São Gonçalo através de ações estratégicas”.
Tenente-coronel Aristheu Lopes
Entre os dias 31 de agosto e 18 de outubro, 22 suspeitos de integrar o tráfico de drogas da região, controlado pela facção criminosa Comando Vermelho (CV), foram presos pelos militares. Dois homens acusados de serem “soldados” da “Tropa do Flamengo” foram mortos após ataques a viaturas.
No local, foram apreendidos 12 armamentos, sendo 10 pistolas e dois revólveres. Outro dado relevante sobre esse período diz respeito a apreensão de drogas. Em menos de 50 dias, foram apreendidos cerca de 4kg entre diversos tipos de entorpecentes. Além disso, três motocicletas e um automóvel produtos de roubos foram recuperados durante incursões policiais.
Segundo a polícia, entre as principais atividades criminosas do bando existentes na região estão: o tráfico de drogas; cobranças a comerciantes; repressão de moradores; e colocação de barricadas.
Questionado a respeito dos problemas envolvendo os bloqueios impostos pelos criminosos, o comandante da unidade relembrou que, neste período, foram retiradas mais de sete toneladas de entulhos que eram utilizados pelos traficantes para atrapalhar a circulação de motoristas.
“Estamos realizando frequentes ações de combate à essa prática de colocação de barricadas em diversos pontos da cidade. No Jardim Catarina, já removemos centenas de bloqueios colocados pelos traficantes que estavam atrapalhando o deslocamento de transportes públicos e moradores”, disse o comandante.
Tráfico do Jardim Catarina nas redes sociais
Traficantes da região gostam de se exibir nas redes sociais com fotos de armamentos e vídeos trocando tiros com policiais. Em uma dessas publicações, um criminoso posa com uma arma estilizada com alusão ao traficante Schumaker Antonácio do Rosário, o 'Piloto', antigo chefe do tráfico de drogas daquela região, morto por Thomas Jayson Vieira Gomes, em abril de 2019.
Já em outra postagem, traficantes postaram um vídeo trocando tiros com policiais militares e se vangloriavam da ação feita por bandidos da Ipuca.
“Eae du batalhão, hoje mais cedo foi maneirinho, escutaram o fuzil descontrolado? Isso é o que acontece quando vocês tenta no Jardim Catarina. Ficou pegadinho seus cu azul, pra chegar perto do flamengo é muita bala, é muita luta. A gestão é inteligente, Ipuca representou”, diz a postagem.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!