Paternidade questionada
Mãe alega que homem preso por agredir criança não é o pai biológico
José Lucas é indiciado por tortura contra menino de 5 anos em SG
O técnico de enfermagem José Lucas Dias Barreto, de 34 anos, acusado de espancar o filho de 5 anos, pode não ser o pai biológico da criança. De acordo com o depoimento da mãe da vítima, prestado na 72ª DP (Mutuá), ela já estava grávida quando começou o relacionamento com o acusado. A prisão de José Lucas aconteceu nesta segunda-feira (23), e o caso ocorreu no bairro Nova Cidade, em São Gonçalo.
Leia+: Ex-integrante de reality é preso por espancar filho de 5 anos
"Segundo a mãe, que está sem a guarda da criança, quando eles começaram a namorar ela já estava grávida, e ele (José Lucas) resolveu assumir. Ela contou ainda que, sem a autorização dela, registrou a paternidade e isso nunca foi revertido", revelou o delegado Márcio Esteves, responsável pelas investigações.
O delegado não soube informar, no entanto, os motivos da perda da guarda da criança pela mãe.
"Esta criança tem um histórico complicado. Existe um processo na Vara de Família da Região dos Lagos, em que a mãe perdeu a guarda. Ela ganhou, recentemente, o direito de entrar em contato com a criança por chamada de vídeo durante 20 minutos três vezes na semana", contou o delegado.
Comportamento anormal
No momento em que levou a criança ao hospital, José, que é ex-participante do reality show 'A Fazenda de Verão', da TV Record, apresentou um 'comportamento anormal', segundo o depoimento dos agentes de saúde da unidade.
"Ele se jogou no chão [do hospital], muita agitação, gritava, ameaçava todas as mães que estavam ali esperando atendimento para os seus filhos, tanto que elas saíram com medo. Ele ameaçava todas as mulheres que estavam lá, dizendo que ia matar todas", ressalta o delegado.
José chegou a ameaçar o próprio filho na unidade, conforme os depoimentos, falando 'você vai me pagar' enquanto fazia sinal com as mãos, como se fosse degolá-lo. Ele também chegou a desferir um tapa na cabeça da criança quando ela seguia para o centro cirúrgico. Foi a partir deste comportamento anormal que as enfermeiras decidiram chamar a Polícia Militar.
Após perceber que estava sendo investigado por uma possível prática de tortura, José tentou se esconder na Comunidade do Rato Molhado, em Itaipu, Região Oceânica de Niterói, local onde foi capturado pelos policiais civis.
O acusado foi encaminhado para Benfica, onde deu entrada no sistema penitenciário. Segundo o delegado, ele está sendo indiciado por tortura. O Ministério Público solicitou a prisão temporária por 30 dias enquanto as investigações estão em andamento. Os investigadores tentam colher depoimentos dos vizinhos do acusado.
"Todos se negaram, dizendo que ele era muito violento, todos tinham medo dele. Então, nós esperamos que com a prisão, algum vizinho venha à delegacia. Porque, informalmente, no local, os vizinhos disseram que ouviam frequentemente gritos de criança e de mulher", reforça Esteves sobre os próximos passos da investigação.
Criança TEM alta
O delegado informou que a vítima está bem e irá passar por exames de corpo de delito para ajudar nas investigações. A criança será ouvida por uma equipe especialista neste tipo de caso.
"A criança já recebeu alta, está bem e com uma família acolhedora até que a Justiça defina o que vai acontecer com essa criança", disse.
Comportamento agressivo
A Polícia tenta identificar a origem do comportamento agressivo do acusado. Os próximos passos das investigações são localizar familiares de José que possam ajudar também na apuração do crime. O comportamento agressivo do acusado também o levou a ser expulso do reality show 'A Fazenda de Verão', na TV Record, em 2012.
Além disso, segundo os investigadores, José Lucas possui diversas anotações criminais por lesão corporal, constrangimento ilegal e ameaça contra adultos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!